UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Greca (DEM) corta vagas de escola e obriga pais a madrugarem na fila

Leia também

Por Redação do Jornal A Verdade de Curitiba/PR

Nesta segunda-feira (13/12) o Jornal A Verdade (JAV) acompanhou a abertura das matrículas para o 6º ano da Escola Municipal Albert Schweitzer, localizada na Cidade Industrial de Curitiba. 

O caso vinha sendo acompanhado e teve seu ápice em outubro, quando a comunidade escolar e movimentos sociais como o MLB organizaram um protesto no local. Explica-se que a Escola possui capacidade de 245 vagas, mas a Prefeitura abriu apenas 105, cortando 140 vagas para 2022, embora a instituição possua estrutura física, professores e funcionários para tanto. 

A decisão do Prefeito Rafael Greca (DEM), além de deixar salas vazias no próximo ano, obrigou os pais a começarem a fila ainda no domingo (12/12), montando acampamento às 21h da noite e com a fila aumentando durante a madrugada.

Vinicius, integrante do MLB, comenta que a intransigência da Prefeitura e do Núcleo de Educação evidencia o descaso com o povo trabalhador, obrigando os pais a passarem a noite em claro, sem descanso, no relento e perdendo o dia de trabalho ou tendo desconto no salário, além de negar às crianças o direito à educação pública e de qualidade pelo município. Ainda recomenda que os pais que não conseguirem vaga entrem em contato pelos números (41) 98811-0860 ou (41) 99664-3408, sendo o objetivo a organização coletiva para exigir da Prefeitura mais vagas.

A posição de Greca é semelhante à do Governo Estadual de Ratinho Jr. (PSD), que fechou inúmeras turmas e colégios em todo o Paraná, e de Bolsonaro (PL), que vem sistematicamente cortando os investimentos na educação pública. Diante desses ataques percebe-se os limites do capitalismo e do Estado Burguês, onde os representantes dos grandes ricos vão em contrário aos interesses do povo, sempre atacando os serviços públicos de qualidade e sujeitando os trabalhadores a situações humilhantes. 

Para reverter tal quadro é necessário construir o socialismo, uma alternativa política, econômica, social e cultural que contempla os interesses do povo trabalhador, onde exercem diretamente o poder.

 

A equipe do JAV foi até o local e deu voz a este povo trabalhador. Confira os depoimentos, denúncias e reclamações:

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos