Por Laís P. Chaud
Fruto de muita luta e do recurso judicial protocolado no último mês, ontem, dia 07 de dezembro a Ocupação Anita Garibaldi conquistou a suspensão do pedido de despejo que aconteceria a partir do próximo dia 10. Junto dessa decisão, o Desembargador responsável determinou que o Governo do Estado apresente, num prazo mínimo de 3 meses, um plano concreto de realocação das famílias, além do cumprimento do que anteriormente foi decidido pelo juiz, acrescentando a necessidade da atuação conjunta à Prefeitura de Florianópolis, que até agora não se mostrou interessada em defender o direito dessas dezenas de famílias.
Um imóvel que estava abandonado há pelo menos 15 anos, cumpre hoje, em menos de 80 dias, a função social de moradia de famílias trabalhadoras. Mas não só. A ocupação é também um espaço de educação, cultura, lazer, arte e segurança. Uma casa que conta com uma cozinha e refeitório comunitários, garantindo refeições diárias para todos e com espaço destinado ao funcionamento da Escola Nacional Eliana Silva.
Foram diversas as lutas que construímos ao longo desses quase 3 meses de resistência da primeira ocupação a prédio do estado de Santa Catarina. Estivemos ativamente presentes nos atos nacionais pelo Fora Bolsonaro, fizemos diversas panfletagem em diferentes bairros e no centro da cidade apresentando a luta por moradia e denunciando a falta de política de habitação do Governo Moisés. Também realizamos eventos culturais e educativos dentro da Ocupação, fizemos campanhas de arrecadação de alimentos nas portas dos mercados e ocupamos um mercado atacadista para reivindicar 100 cestas básicas para construção do Natal Sem Fome do MLB, visitamos outras ocupações urbanas e conquistamos reuniões com o poder público através de manifestações e da ocupação da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Vemos na história do nosso povo que só conquista quem luta, por isso que nós do MLB e da Ocupação Anita Garibaldi continuaremos firmes lutando pela moradia digna e pela construção de uma sociedade justa e digna pro nosso povo.
Essa vitória não é apenas da Ocupação Anita Garibaldi, mas sim da luta popular por moradia da nossa cidade e do país!
VIVA A LUTA POR MORADIA DIGNA!
RESISTE ANITA GARIBALDI!
DESPEJO ZERO!