UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Ocupação Anita Garibaldi conquista suspensão do pedido de reintegração de posse

Leia também

Assembleia em apoio a luta do MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas e da Ocupação Anita Garibaldi

Por Laís P. Chaud

Fruto de muita luta e do recurso judicial protocolado no último mês, ontem, dia 07 de dezembro a Ocupação Anita Garibaldi conquistou a suspensão do pedido de despejo que aconteceria a partir do próximo dia 10. Junto dessa decisão, o Desembargador responsável determinou que o Governo do Estado apresente, num prazo mínimo de 3 meses, um plano concreto de realocação das famílias, além do cumprimento do que anteriormente foi decidido pelo juiz, acrescentando a necessidade da atuação conjunta à Prefeitura de Florianópolis, que até agora não se mostrou interessada em defender o direito dessas dezenas de famílias.

Ato conjunto dos movimentos sociais de luta por moradia e das Ocupações Urbanas de Florianópolis/SC e região metropolitana que contou com apoio das famílias da Ocupação Anita Garibaldi na SC-401 em frente ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina

Um imóvel que estava abandonado há pelo menos 15 anos, cumpre hoje, em menos de 80 dias, a função social de moradia de famílias trabalhadoras. Mas não só. A ocupação é também um espaço de educação, cultura, lazer, arte e segurança. Uma casa que conta com uma cozinha e refeitório comunitários, garantindo refeições diárias para todos e com espaço destinado ao funcionamento da Escola Nacional Eliana Silva. 

Ato divulgando a luta das famílias da Ocupação Anita Garibaldi no Centro de Florianópolis/SC

Foram diversas as lutas que construímos ao longo desses quase 3 meses de resistência da primeira ocupação a prédio do estado de Santa Catarina. Estivemos ativamente presentes nos atos nacionais pelo Fora Bolsonaro, fizemos diversas panfletagem em diferentes bairros e no centro da cidade apresentando a luta por moradia e denunciando a falta de política de habitação do Governo Moisés. Também realizamos eventos culturais e educativos dentro da Ocupação, fizemos campanhas de arrecadação de alimentos nas portas dos mercados e ocupamos um mercado atacadista para reivindicar 100 cestas básicas para construção do Natal Sem Fome do MLB, visitamos outras ocupações urbanas e conquistamos reuniões com o poder público através de manifestações e da ocupação da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

Atividade do Movimento de Mulheres Olga Benário na Ocupação Anita Garibaldi junto com as mulheres que moram na ocupação
Apoio da Marcha Mundial das Mulheres @marchamulhersc, da Voz das Manas @popruavozdasmanas e do Centro Acadêmico Augusto Boal @ca.augustoboal na construção coletiva da tarde cultural de lazer e cultura para as crianças do MLB!

Vemos na história do nosso povo que só conquista quem luta, por isso que nós do MLB e da Ocupação Anita Garibaldi continuaremos firmes lutando pela moradia digna e pela construção de uma sociedade justa e digna pro nosso povo.

Essa vitória não é apenas da Ocupação Anita Garibaldi, mas sim da luta popular por moradia da nossa cidade e do país! 

VIVA A LUTA POR MORADIA DIGNA! 

RESISTE ANITA GARIBALDI!

DESPEJO ZERO!

More articles

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos