UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Nasce a Ocupação Palmares, em Natal

“Por menos que conte a história
Não te esqueço, meu povo
Se Palmares não vive mais
Faremos Palmares de novo!”

Redação RN

Na madrugada do dia 21 de março, cerca de 100 famílias ocuparam um imóvel que estava abandonado há mais de 20 anos no bairro Rocas, em Natal (RN). Estas famílias viviam em vários bairros da Zona Leste da cidade e foram organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

São famílias de trabalhadores desempregados, que sobrevivem do trabalho informal e sem condições de continuar no aluguel. Por isso, decidiram ir à luta pelo direito à moradia digna. Com o aumento da carestia, do desemprego e da fome, a realidade é que o aluguel se tornou insuportável.

Logo após a entrada no imóvel abandonado, foi realizada a primeira assembleia da ocupação e foi aprovado, por unanimidade, que a ocupação seria batizada de Palmares, uma justa homenagem ao mais importante quilombo brasileiro, símbolo da resistência do povo negro contra a escravidão.

“Nós, o povo pobre e negro, continuamos a luta dos nossos antepassados batizando nossa nova casa como Ocupação Palmares. Mas o mais importante é a luta de hoje para honrar os que lutaram e morreram pela liberdade e justiça antes de nós,” afirmou Marcos Antônio coordenador do MLB no Estado.

Em seguida, foi iniciada a limpeza do local, definida a comissão para preparar o café da manhã coletivo e outras comissões. A luta apenas começou. Palmares resiste!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes