UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Oposição unificada vence eleição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ

Leia também

Chapa 20 é a primeira, depois de 30 anos, a ser eleita em primeiro turno. Foto: reprodução

Denunciando as práticas antidemocráticas da atual gestão, a Chapa 20 venceu as eleições da diretoria executiva do Sintufrj no primeiro turno. 

Redação Rio


Nesta semana, ocorreu a eleição para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj).  Com 1.625 (52%) votos, a Chapa 20 – Sintufrj de Luta Pra Categoria venceu as eleições logo no primeiro turno. A Chapa 85, da antiga gestão, teve 1.217 (38%) votos. A Chapa 10 obteve 283 votos (9%).

A Chapa 20 venceu denunciando as práticas antidemocráticas da atual gestão, pela transparência dos gastos do sindicato. Organizada pelos principais movimentos de oposição à atual direção, como o Movimento Luta de Classes (MLC), coletivo UNIR-Tribo, Unidade Classista, Iniciativa Socialista, entre outros a chapa defendeu a independência da reitoria e do governo e reaproximação do Sintufrj da categoria. 

A apuração durou 7 horas no auditório do Centro de Tecnologia (CT), iniciando na noite de quarta e foi encerrada na manhã desta quinta. A votação, feita de forma eletrônica, ocorreu em todos os campi da UFRJ e mesmo com o cenário de retorno da pandemia contou com participação expressiva da categoria. 

É a primeira vez em 30 anos que uma chapa vence em primeiro turno as eleições do Sintufrj. Segundo o coordenador geral eleito Esteban Crescente, “A vitoria da chapa 20 para as eleições no Sintufrj é um salto para a categoria dos trabalhadores em educação das universidades, mas também o fortalecimento de um caminho de construção do movimento sindical socialista e revolucionário.”

 

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos