UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Mulheres trabalhadoras se preparam para Encontro Internacional

Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olha Benario
Brasil

No dia 07 de maio, o Comitê Preparatório do 3º Encontro de Mulheres Latino-americanas e Caribenhas realizou um fórum online com as representantes de movimentos feministas: Paula Gordon (Equador), Clara Serrano (El Salvador) e Lenilda Luna (Brasil).

No Fórum foram abordados os desafios enfrentados pelas mulheres trabalhadoras tanto no local de trabalho por direitos trabalhistas, quanto em ambientes políticos e domésticos. Em todos os relatos surgiu a questão dos altos custos de vida e da tripla jornada de trabalho, além da pandemia, que foi utilizada pela burguesia para a retirada de direitos trabalhistas.

Algumas questões históricas foram abordadas, como a origem do 1º de Maio e sua relação com a luta da classe trabalhadora. Apesar de termos obtido várias conquistas ao longo da História, durante a pandemia podemos observar a fragilidade que essas conquistas têm no capitalismo e que somente o socialismo pode levar à real libertação da classe trabalhadora e das mulheres. Para tanto, foi apontado o caminho que devemos seguir para evitar os retrocessos impostos pela burguesia, como falou Clara Serrano: “a verdadeira luta está na rua”.

As camaradas de outros países relataram sobre as lutas que estão sendo travadas contra a retirada de direitos e pelo socialismo. No Equador, professoras fizeram greve de fome por uma educação melhor “docente lutando também está educando”, disse de Paula Gordon.

Esse fórum foi um entre tantos que já aconteceram e ainda vão acontecer, com vários temas políticos que serão profundamente abordados no 3º Encontro de Mulheres Latino-americanas e Caribenhas, que ocorrerá no Brasil, em julho de 2023, e está sendo organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benario.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes