UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Governo Bolsonaro quer acabar com deduções do Imposto de Renda

Após defender fim da reposição anual do salário mínimo pela inflação, governo Bolsonaro que acabar com deduções do Imposto de Renda. Hoje, milhões de trabalhadores abatem parte do valor do imposto quando gastam com saúde e educação privadas. 

Felipe Annunziata | Redação Rio


BRASIL – De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o Ministério da Economia elaborou documento defendendo o fim das deduções do Imposto de Renda. Hoje, é possível, ao pagar o IR, descontar parte do valor comprovando gastos familiares com saúde e educação.

Esta é uma das formas que milhões de trabalhadores que ganham acima de 2 salários mínimos têm para diminuir as perdas com o Imposto de Renda. A atual tabela do IR faz quem ganha pouco pagar mais do que quem ganha muito. De fato, quem recebe 4.600 reais paga 27,5% de imposto, mesma porcentagem dos milionários e bilionários.

A proposta do governo é acabar com a dedução para arrecadar 30 bilhões de reais para financiar o Orçamento Secreto, que hoje custa 16 bilhões, e ano que vem será de 19 bilhões.

Governo Bolsonaro tem planos perversos contra o povo 

Desde semana passada, documentos do governo federal e falas do ministro Paulo Guedes têm mostrado a verdadeira face do presidente fascista. Cada vez mais tem ficado evidente o projeto antipovo do atual mandatário.

Além de acabar com o aumento do salário mínimo dentro da inflação, o governo quer acabar agora com o pouco de alívio que os trabalhadores que declaram IR têm.

Essas revelações às vésperas do segundo turno das eleições têm causado uma revolta na população. Cresce o número de pessoas que se colocam contra Bolsonaro diante da possibilidade de terem ainda menos direitos se houver uma reeleição. Essa é uma denúncia que precisa ser fortalecida nos próximos dias, pois tem grande potencial de virar votos e convencer os indecisos a votar contra o ex-capitão.

Um governo sério e comprometido com o povo precisa promover uma mudança radical no modelo tributário brasileiro. Os bilionários têm que pagar mais impostos e os trabalhadores menos. O IR é mais uma das injustiças do Estado brasileiro para favorecer os ricos. É preciso aumentar a isenção do imposto de renda aos trabalhadores e aumentar a alíquota paga pelos ricos, além de combater a sonegação fiscal promovida pela burguesia.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes