UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Governo do DF ameaça desocupar mulheres da Casa Ieda Santos Delgado, na véspera do Natal

Governo do DF continua ameaças para acabar com a Casa Ieda Santos Delgado. GDF tentou enganar a justiça apontando falso risco estrutural na Casa. Movimento recorreu para evitar desocupação. 

Redação Brasília


MULHERES – O Movimento de Mulheres Olga Benário está em luta permanente para evitar o desmantelamento dos serviços prestados na Casa Ieda Santos Delgado. 

A Casa desenvolve, no Guará, o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, fornecendo-lhes acompanhamento psicológico, jurídico e de assistência social. 

Diante do cenário de violência contra mulheres no DF e no Brasil, é absolutamente necessário a presença e a permanência da Casa de Referência construída pelo Movimento de mulheres.

Neste mesmo sentido, a decisão do juiz reconheceu a necessidade premente de resolver o litígio entre o Movimento e o DF de forma conciliatória, preservando as atividades desenvolvidas na Casa Ieda. Ainda, em consonância com a decisão do magistrado, o Ministério Público e a Defensoria Pública recomendam com URGÊNCIA a resolução do conflito de forma conciliatória, preservando as atividades desenvolvidas pelo Movimento. 

A vontade do GDF de desocupar não encontrou limites. Recorreram até a segunda instância, com o falso argumento de risco estrutural, com isso induzindo ao erro o desembargador. A assessoria jurídica do movimento já recusou os argumentos do governo e nos próximos dias a expectativa é ser cassada esta decisão, por ter sido anexado uma farta documentação de laudos técnicos comprovando que não sofre risco.

O que se verifica é que a recomendação judiciária é a de permanência das atividades, pois a desmobilização e o desmantelamento das atividades desenvolvidas na Casa constituí verdadeiro ataque aos direitos humanos constitucionais fundamentais das Mulheres.

A Casa segue firme em busca da tentativa de dialogar com o DF com a mediação do Ministério Público e da Defensoria Pública.

De acordo com representantes do Movimento de Mulheres Olga Benário, qualquer ação de desocupação representa uma afronta aos direitos das mulheres, pois a Casa cumpre um papel essencial que o Governo não implementa. Tal injustiça se agrava com o fato de ser na véspera do Natal.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes