UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Trabalhadores protestam contra demissões em siderúrgica de Santo André

Trabalhadores da empresa siderúrgica Paranapanema da planta de Santo André (SP) protestaram em frente à fábrica, no dia 12 de dezembro, contra as demissões de 87 funcionários. De forma simbólica, os trabalhadores estenderam os seus uniformes no chão.

Thais Gasparini | MLC


SANTO ANDRÉ (SP) – A empresa anunciou o pedido de recuperação judicial devido à uma dívida de R$2,3 bilhões. Isso significa que tudo que a empresa tinha que pagar para fornecedores e funcionários ficará suspenso, ou seja, essas dezenas de trabalhadores passarão os próximos dias sem salário ou qualquer valor de rescisão. O presidente da empresa justifica o pedido alegando impedir a falência. Infelizmente, quem paga a conta é o trabalhador, único responsável pela produção da empresa.

O Sindicato dos Metalúrgicos acompanhou o protesto e realizará uma audiência pública na Comissão de Emprego, em Brasília, para discutir as demissões nas fábricas, além de ter entrado com um pedido de cancelamento das demissões.

Em 2014, a empresa demitiu 260 funcionários justificando que a planta de Capuava não apresentava níveis de produtividade necessários. Já em 2019, 37 funcionários foram demitidos.

O cenário de encerramento ou diminuição da produção em algumas fábricas, ocasionando a demissão de muitos trabalhadores da região, é mais um cenário de desindustrialização que o ABC paulista tem passado.

O último grande caso foi o da Mercedes Benz, que anunciou o encerramento de contrato de 1,2 mil trabalhadores.

Esse é o reflexo da política federal influenciada pela burguesia nacional, que não investe e ainda corta a verba destinada para a Ciência e a Tecnologia, ficando preocupado apenas com a exportação de produtos agropecuários a preço de banana. O resultado é que o Brasil se tornou dependente economicamente e com dificuldade de ter soberania nacional, além da precarização do trabalho.

A verdade é que só haverá melhoras quando os trabalhadores decidirem o que vai ser produzido, qual será a quantidade e o como será socializado. Ou seja, ter o controle da produção em suas mãos e colocá-las a serviço da população.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes