UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

No Rio, Unidade Popular realiza encontro de coordenadores de núcleos

UP realiza encontro de coordenadores da Região Metropolitana do Rio. Responsáveis pela organização dos núcleos de base do partido debateram a conjuntura, organização e autossustentação do partido.

Juliete Pantoja | Rio de Janeiro*


LUTA POPULAR – A Unidade Popular realizou neste sábado (15) seu primeiro encontro de coordenadores de núcleo da Região Metropolitana do Rio. A atividade, que contou com a participação de 35 coordenadores, foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sinttel-Rio). 

O debate pela manhã foi sobre a linha política do partido frente a conjuntura, suas referências teóricas, a atuação do Partido no último período e a Campanha Nacional pela punição do fascista Bolsonaro e seus cúmplices. Os militantes ressaltaram importantes características sobre o partido, como a unidade de ação e o permanente trabalho de base realizado com muita disciplina e criatividade. 

O encontro discutiu também sobre a necessidade de manter a denúncia e agitação política pela punição dos golpistas e fascistas atuais e do passado, que impuseram uma Ditadura Militar Fascista no país, torturaram e assassinaram milhares de brasileiros e seguem impunes até hoje.

Vale destacar ainda o elevado nível das intervenções que relacionaram a conjuntura nacional e internacional. Diante da grave crise econômica do sistema capitalista que para continuar sobrevivendo aumenta a exploração dos trabalhadores, subjuga países menos desenvolvidos e promove guerras para realizar uma nova partilha do mundo; sendo inevitável que a luta contra a fome, o desemprego, e a retirada de direitos, seja também a luta pela derrubada desse sistema e a construção do socialismo.

Após o almoço, que foi organizado por militantes da UJR, o debate foi retomado com a discussão sobre os núcleos de base do partido, sua função, dinâmica das reuniões e relação com os movimentos sociais para atuar nos diversos territórios do Estado.

Os núcleos de base compõem a principal estrutura da Unidade Popular. O encontro debateu a importância desses espaços, que conhecem as necessidades do território e devem atuar nele, sendo necessário manter a regularidade de suas reuniões. Os coordenadores debateram a necessidade de garantir que elas sejam produtivas, onde aconteça formação política e o planejamento das lutas é o principal objetivo dos coordenadores.

Parte do encontro também se dedicou a debater a autossustentação do partido. Mesmo com a UP não recebendo fundo partidário, ela continua cumprindo os mesmos critérios burocráticos dos demais partidos. 

Na atividade foi apresentada a importância da contribuição mensal de cada militante para manter toda sua estrutura administrativa e financiar as lutas. Se definiu que é fundamental que os núcleos debatam a frequência da contribuição de seus membros.

Ao final do encontro foi feito um balanço das próximas lutas e os coordenadores receberam o material da campanha nacional.

*Juliete Pantoja é presidente estadual da Unidade Popular no Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes