UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

UJR organiza cursos de verão em Salvador

Augusto Souza | Salvador


JUVENTUDE – Todo verão, a União da Juventude Rebelião aproveita o recesso das escolas e universidades para organizar cursos de formação, buscando introduzir à juventude a teoria revolucionária do marxismo-leninismo e o estudo materialista da sociedade. 

Já tradição em Salvador, a UJR iniciou 2023 com seus módulos de Filosofia e Princípios de Organização Leninista na Ocupação Carlos Marighella do MLB, fazendo paralelos com as lutas cotidianas da juventude trabalhadora e resgatando a história das organizações revolucionárias e experiência socialistas pelos continentes.

Não só como uma forma de aprofundar a formação política da militância, os cursos são um ótimo meio para aproximar mais jovens da luta revolucionária, como relata Gabrielle Dias, 21, “particularmente quando me inscrevi, eu imaginei que o curso seria um local de somente absorção de conteúdo e me surpreendi muito com o fato de ter sido extremamente mais amplo. Foi um espaço de muito debate, de explanação de ideias e conhecimentos e de aprendizado em vários aspectos mesmo. Como comentado em uma das aulas, o próprio fato do local escolhido ter sido a Ocupação Carlos Marighella já se mostrou muito importante e acertada, já que as ocupações são espaços muito estigmatizados atualmente […]. Todas as aulas mostraram de formas diferentes o quanto o curso valeu a pena”.

Ao todo, mais de 40 pessoas se inscreveram para participar, a maioria tendo os cursos como primeiro contato com a organização. Apesar dos aspirantes, muitos próprios militantes da Juventude subestimaram a participação, chegando atrasados, faltando muitos dias do curso ou nem mesmo se inscrevendo. A esses camaradas, vale a reflexão sobre as palavras de Stalin em Sobre os fundamentos do leninismo, sobre a importância da teoria para uma organização revolucionária, “a teoria deixa de ter objeto quando não se vincula à prática revolucionária, exatamente do mesmo modo que a prática se torna cega se não se ilumina o caminho com a teoria revolucionária”. Portanto um comunista que negligencia sua formação teórica comete um grande erro enquanto combatente de vanguarda.

A esses, há tempo de buscar a autocrítica e participar dos próximos módulos de Introdução a Economia Política e O Estado e a Revolução entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, o convite também se estende aos jovens a fim de conhecer o marxismo-leninismo e se organizarem nas fileiras da Rebelião!

Jovens se reúnem na Ocupação Carlos Marighella do MLB para estudar o marxismo-leninismo (Foto: Jornal A Verdade / Divulgação)

“É preciso estudar, camaradas, estudar constantemente, a cada passo, no processo de luta, na liberdade e na prisão. Estudar e lutar, lutar e estudar!” – G. Dimitrov

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes