UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Casa de referência Laudelina de Campos Melo completa dois anos

Há dois anos, um galpão abandonado imerso em um mar de lixo e entulhos era ocupado por militantes do Movimento de Mulheres Olga Benario. Dois anos depois, o mesmo galpão ainda está de pé, mas radicalmente transformado, é hoje uma casa de referência, cuidado, acolhimento e formação política para mulheres: A Casa de Referência para mulheres Laudelina de Campos Melo.

Movimento de Mulheres Olga Benario


SÃO PAULO – A casa recebe esse nome em homenagem à aguerrida militante pelos direitos de todo o povo brasileiro, que marcou a história da luta feminista e antirracista, e encabeçou a luta pela criação dos sindicatos das trabalhadoras domésticas, ficando conhecida como o “terror das patroas”.

Ao correr desses anos, o espaço vem se transmutando de um depósito de lixo e entulho, ninho de ratos e baratas, para uma casa que proporciona um espaço seguro e que promove atividades que possibilitam a entrada no mercado de trabalho e facilitam a independência econômica de mulheres.  Tudo com a luta diária das militantes do Movimento Olga Benario, que além de construir e manter o funcionamento do espaço, também já enfrentaram quatro invasões ao local.

A situação da imóvel no momento da ocupação era de acúmulo de lixo e entulho (Foto: Reprodução/ Olga Benario).

Mesmo com as tentativas de impedir o nosso trabalho, a casa se fortifica cada vez mais e já é reconhecida pela comunidade. O foco principal O principal é a organização das mulheres, oferecendo os serviços do espaço é prestar atendimento psicológico, social e jurídico humanizado para mulheres vítimas de violências, realizando acolhimentos, acompanhamentos e encaminhamentos com profissionais voluntárias organizadas no movimento, como assistentes sociais, psicólogas e advogadas.

No entanto, a Laudelina oferece muito mais, desde oficinas de capacitação profissional como crochê,  rodas de debate abertas à comunidade, feiras feministas, cursos da Unidade Popular e formação política das militantes do movimento até o brechó Dona Nina, que vende desde roupas à acessórios a preços populares.

No dia 05/02 a casa comemorou seus 2 anos de existência com muita música e feijoada. Além de comemorar a luta da Casa, a atividade teve o objetivo de arrecadar fundos para a luta e promover a cultura popular.

O espaço localiza-se no bairro do Canindé, na capital do estado de São Paulo,  um dos muitos bairros periféricos da metrópole que sofre com o descaso e o esquecimento do Estado. Como afirma Tami Ito Tahira em depoimento ao Jornal A Verdade, “Basta ficar poucas horas no local para presenciar pedidos de ajuda por itens básicos de sobrevivência como água e comida”.

As ocupações de mulheres pelo Brasil

As ocupações de mulheres são uma iniciativa revolucionária do Movimento de Mulheres Olga Benário que visa transformar a realidade das mulheres em situação de risco em nosso país, ocupando imóveis abandonados que antes estavam jogados aos ratos e à especulação imobiliária e transformando-os em centros de referência, cuidado, acolhimento e formação política.

O movimento organiza mulheres na luta do feminismo marxista, em prol do combate ao patriarcado e da construção do socialismo, também reivindicando e pressionando o Estado por políticas públicas efetivas contra a violência às mulheres e a direitos básicos como creches e saúde pública de qualidade.

A iniciativa já conta com várias casas de referência espal

Casa foi totalmente reformada e se transformou em um espaço de acolhimento e formação para mulheres e para os movimento sociais no centro de São Paulo (Foto: Reprodução/ Olga Benario).

hadas por todo o país, sendo a Casa de referência para mulheres Laudelina de Campos Melo a primeira na capital de São Paulo.

Apoie a luta das mulheres!

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes