UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

UP realiza curso para coordenação de núcleos de São Paulo

Cerca de 50 militantes da Unidade Popular pelo Socialismo (UP) participaram de um curso de formação para membros que coordenam núcleos nos bairros de São Paulo. A iniciativa se espalhou para os demais estados.

David Jaffe e Lucas Marcelino


SÃO PAULO – Nos últimos meses, a Unidade Popular recebeu mais de 15 mil pedidos de filiação em todo o país, sendo 6 mil desses no estado de São Paulo. Para receber e acomodar a nova militância que tem se organizado no partido, foi necessário criar dezenas de novos núcleos em bairros, escolas, universidades e empresas paulistas.

Todo núcleo conta com um(a) militante mais experiente responsável por coordenar o núcleo, organizar as reuniões e auxiliar no desenvolvimento de novos militantes tanto na formação política, quanto na participação nas atividades. A coordenação também fica em contato direto com a direção estadual.

Organizar e formar a militância da UP

O curso foi uma iniciativa da executiva do Diretório Estadual da Unidade Popular de São Paulo que identificou a necessidade de orientar e centralizar a militância, além de permitir o compartilhamento de iniciativas e propostas dos núcleos para avançar o trabalho nas dezenas de cidades onde o partido está organizado por todo o estado paulista.

As aulas foram conduzidas por membros da executiva estadual que participaram do processo de legalização da UP (entre 2015 e 2019) e possuem longa experiência de militância, seja nos movimentos estudantis, de moradia, de mulheres ou sindical e na luta pelo socialismo.

O curso foi realizado na Casa de Referência Laudelina de Campos Melo, uma ocupação realizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benario na região central da cidade de São Paulo.

Com duração de dois dias, foram abordados os seguintes temas: História e Formação da UP; Programa e Resolução Política; Teoria e Prática; Filiações e Finanças; e ao final de cada dia aconteceram debates com espaço para a contribuição dos(as) participantes e envio de propostas para discussão na executiva estadual.

O sucesso do curso foi tão grande que outros estados se inspiraram na iniciativa e estão organizando seus cursos de formação.

O que são os núcleos da Unidade Popular?

A UP é formada por milhares de filiadas e filiados que se organizam em pequenos grupos chamados de núcleos que estão espalhados por todas as regiões do Brasil – e até no exterior. Em São Paulo, esses grupos estão presentes na Capital, na região metropolitana, na Baixada Santista (Litoral) e em municípios do interior, totalizando mais de 80 coletivos.

Cada um deles se reúne semanal ou quinzenalmente realizando estudos para avançar a formação política sobre a conjuntura nacional e internacional e a história da construção e dos princípios do socialismo.

Um dos pontos mais importantes das reuniões são os debates sobre a organização das lutas populares por melhores condições de vida a partir de cada realidade. Essas lutas podem ser por melhorias no transporte, na saúde, na educação, nos direitos trabalhistas ou de moradia e pelos direitos da classe trabalhadora.

Em cada núcleo os participantes ganham consciência da importância da construção do poder popular e da necessidade de realizar a agitação e propaganda para seus familiares, colegas de trabalho, vizinhos, amigos e para o povo pobre em geral.

O papel do(a) coordenador(a) de núcleo
Coordenação de núcleos de São Paulo celebra a realização do curso de formação (Foto: Yu Ohtsuki/ UP)

Para que esses coletivos funcionem de maneira objetiva e centralizada é preciso ter lideranças que saibam propagandear a ideia de que o povo pode e deve lutar pela sua liberdade. Em outras palavras, ajudar a entender por que existe tanta exploração no capitalismo e como combater a burguesia – que usa da miséria do povo para enriquecer.

É a classe trabalhadora que pavimenta as ruas, que ergue os prédios, que planta e colhe a comida e coleta o lixo, então como admitir que seja essa a classe que, no fim do mês, não consiga pagar aluguel, realizar todas as refeições diárias, comprar um pacote de fraldas ou um litro de leite para suas crianças?

Com base nessa realidade, os coordenadores de núcleo têm a função de organizar as reuniões, garantir a realização das atividades do partido – panfletagens, brigadas do jornal A Verdade, participação nas organizações estudantis e da classe trabalhadora e manifestações populares contra o capitalismo e o fascismo, campanhas de filiação, entre outras.

A cada uma dessas ações, mesmo que imperceptível às vezes, a luta pelo socialismo avança e é construída a base para a derrubada do capitalismo. Mas o socialismo só triunfará se existir uma vanguarda coesa e disciplinada, organizada em um partido que uma a teoria e a prática revolucionária.

Esse partido é a Unidade Popular pelo Socialismo.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes