UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Correnteza vence eleições do DCE da UVA de Cabo Frio (RJ)

Leia também

Reafirmando a importância da organização estudantil combativa em universidades privadas e no interior, o Movimento Correnteza venceu as eleições do DCE da UVA Cabo Frio.

Vinícius Seguraço | Cabo Frio (RJ)


JUVENTUDE – O Movimento Correnteza constrói o DCE Dona Uia da UVA Cabo Frio desde 2019. E mais uma vez, elegeu sua chapa com 312 votos para a nova gestão (2023-2024) do DCE. Gestão que será de muitas lutas em defesa de uma educação de qualidade, mensalidades baratas para os estudantes pobres, assistência estudantil, inclusão das minorias dentro da universidade, entre outras pautas.

A construção de DCEs, entidades estudantis, movimentos sociais no interior, na maioria das vezes, é motivo de grande desconhecimento e ao mesmo tempo, novidade para a população. Os interiores, que na maior parte são turísticos, vide Cabo Frio ou agrário, não tem a referência de organização política nas entidades estudantis, e quando as tem, é uma referência da política “tradicional” cheia de vícios e oportunismos. 

Esses fatos fazem gerar a descrença na organização popular. Em Cabo Frio, a juventude não tem muita perspectiva de cursar o ensino superior público na cidade, pois, a única instituição que existe é o IFF, que foi brutalmente sucateado com o governo do golpista Temer e do genocida Bolsonaro, oferta pouquíssimos cursos de nível superior. 

No entanto, universidades privadas não faltam. São nessas universidades que estudam os jovens trabalhadores e moradores das periferias da cidade e que normalmente não tem nenhum tipo de auxílio, acompanhamento e estrutura para o decorrer da graduação.

A universidade privada, que visa lucrar em cima da educação, pouco se importa com a vida educacional do aluno. Nesse sentido, se faz ainda mais urgente e necessário o trabalho do movimento correnteza nas universidades privadas. 

A organização de um DCE combativo em uma universidade privada e no interior do estado é importante para apresentar aos jovens a possibilidade de lutar por uma universidade melhor e para além disso, a possibilidade de fazer uma grande mudança na sociedade através do trabalho coletivo e com o ímpeto de mudança que só uma a juventude combativa e organizada é capaz de ter!

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos