UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 22 de julho de 2024

UP realiza encontro de negras e negras no Rio de Janeiro e reafirma a luta pelo socialismo

UP realiza 1º Encontro Estadual de Negras e Negros no Rio. Evento contou com participação do presidente nacional da UP, Leo Péricles, foi em conjunto com o Movimento Negro Perifa Zumbi. Militantes reafirmaram pauta revolucionária do movimento negro.

Lucas Nascimento | Rio de Janeiro


LUTA POPULAR – No último domingo (26), o partido Unidade Popular realizou o 1º Encontro de Negras e Negros em conjunto com a a Conferência Estadual do Movimento Negro Perifa Zumbi. Participaram do Evento mais de 120 militantes negros de várias partes do estado e contou também com a participação do Leo Péricles, Presidente Nacional da UP.

Em um espaço de amplo debate, disposição revolucionária e formação politica, o encontro marca uma nova fase de mobilizações em torno de pautas históricas para negros e negras no Brasil. O encontro reafirmou pautas como a luta por uma real emancipação, a luta contra o racismo em suas variadas formas e aspectos, as mobilizações contra o fascismo punindo os torturadores de ontem e de hoje.

O debate sobre a necessidade de uma formação marxista sobre o racismo foi amplamente apresentado, sobretudo durante o minicurso sobre raça e classe dado por Leo Péricles. A coordenação do Movimento Perifa Zumbi reforçou esse debate, fazendo o pré-lançamento do caderno de formação antirracista que conta com oito textos marxistas que servem como base de formação sobre esse debate. 

Segundo Giovanna Almeida, do diretório estadual da UP-RJ e eleita para a coordenação do movimento, “o encontro contribuiu para aprofundar nossa formação e organização na construção dos núcleos da UP com nas favelas e em bairros. São nesses espaços onde a maioria da classe trabalhadora, em especial negra, vive. Para isso, é necessária uma ampla campanha de agitação e propaganda da linha política da UP, além, é claro, da construção de lutas que melhorem a vida do povo que constrói as riquezas do nosso estado.” 

Na segunda parte do dia, foi realizada a Conferência Estadual do Movimento Negro Perifa Zumbi, um dos movimentos populares que construíram a campanha de criação da Unidade Popular.

As intervenções foram no sentido de que o maior inimigo do povo negro e pobre é a burguesia e que para acabarmos de vez com o racismo é necessário, sem dúvidas, destruir o sistema que se utiliza dele para manter a situação de miserabilidade do povo negro, o capitalismo. 

Foi eleito ainda a nova coordenação estadual do Movimento, com representação de diversas cidades do Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes