UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Olga Benario luta contra o fechamento de creche na Zona Sul de São Paulo

Leia também

No fim de janeiro de 2023, a CEI Ludoteca foi fechada de forma injusta e sem explicação da prefeitura, agora a maioria das crianças foi distribuída para creches mais distantes e algumas mães temem pela saúde e educação de seus filhos.

Redação SP


LUTA POPULARA CEI Ludoteca é uma creche localizada no bairro Colônia, no extremo sul de São Paulo, que foi fundada em 1998 após a cessão do terreno pelo antigo dono. Por iniciativa popular, a antiga fábrica foi transformada em creche para atender as crianças do bairro. Em 2006, começou o convênio com a prefeitura, mas o espaço ainda necessitava de uma melhor estrutura. Em 2010, houve uma reforma na creche graças à ajuda de um instituto. 

Em 2017, porém, o terreno foi comprado por um empresário, embora a creche estivesse cumprindo função social há muitos anos. Além disso, um muro foi construído no meio do terreno sem autorização da associação responsável pela creche. 

Desde então, a atual presidente e os funcionários da creche têm sofrido com a pressão de viver em uma situação de insegurança. 

No fim de janeiro de 2023, a CEI Ludoteca foi fechada de forma injusta e sem explicação da prefeitura, tendo em vista que deveria ter havido uma notificação com 60 dias de antecedência.  

Agora a maioria das crianças foi distribuída para creches mais distantes e algumas mães temem pela saúde e educação de seus filhos, pois eles necessitam de cuidados especiais na alimentação. 

São as mães periféricas, pretas, solos que são mais atingidas por essa realidade, já que muitas vezes precisam se desdobrar para cumprir as diversas tarefas do dia a dia para garantir sua própria sobrevivência e de sua família. 

A garantia de creches dignas se trata de um dever do Estado com a vida dessas mulheres e crianças. Ao não cumprir essa função, o Estado escancara a sua negligência com o povo e sua prioridade em atender as demandas dos grandes bilionários e empresários que lucram com a nossa miséria e continuam enriquecendo às custas do nosso trabalho. 

Desde fevereiro, quando realizaram um ato em frente à creche, o Movimento de Mulheres Olga Benario e a Unidade Popular se somam à luta contra o fechamento da CEI Ludoteca, que continua a atender algumas crianças apesar de todas as dificuldades e o fim do convênio com a prefeitura. 

Historicamente, a luta pelas creches é uma reivindicação de extrema importância, já que levanta a pauta da coletivização da educação das crianças, retirando a carga  individualista sobre as mães, que são altamente sobrecarregadas física e psicologicamente pelos afazeres domésticos, pelo emprego, pelas questões financeiras e violências sofridas na estrutura machista que se manifesta no cotidiano. 

Somente com a luta popular das mulheres trabalhadoras podemos transformar concretamente essa realidade.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos