UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 2 de março de 2024

Tarcísio gasta R$135,9 mil reais para enviar secretária de Políticas Públicas Para Mulheres a evento religioso

Leia também

Enquanto quase 136 mil reais foram utilizados com passagens e diárias para um evento de cunho religioso, mesmo o Estado devendo ser laico, muitas vidas poderiam ter sido salvas com o dinheiro extorquido do suor e exploração de nosso povo.

Heloísa Araújo e Nathalia Vergara


MULHERES – Em São Paulo, no primeiro trimestre de 2023, foram registradas 3.551 ocorrências de estupro. O maior número registrado em 3 meses desde 2001. No mesmo período, a cada dez dias, em média, uma mulher foi vítima de feminicídio no centro-oeste de São Paulo neste ano. Porém, a preocupação do Governo Estadual é de custear a participação da secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Sonaira Fernandes, em um evento evangélico na Suíça.

Que o atual Governador do Estado de São Paulo é um fascista, já está claro desde sua campanha eleitoral. Afinal de contas, a quem beneficiam as privatizações que Tarcísio Freitas tanto defende? Quais são os interesses garantidos com a privatização da SABESP?

Para confirmar tais fatos, o Governador nomeou como secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de São Paulo a ex-assessora do deputado fascista Eduardo Bolsonaro, Sonaira Fernandes, conhecida também como “Damares paulistana”.

A secretária, nos primeiros meses de cargo, já deixou bem clara sua posição ao declarar abertamente: “O feminismo é a sucursal do inferno. Quem se diz feminista e cristã está servindo ao Satanás e seus demônios”. Ela afirmou que os ataques vindos de feministas com a nomeação de seu cargo são fruto de preconceitos por ela ser uma mulher, negra e nordestina.

Restam então, algumas dúvidas: são estas as mulheres que serão contempladas pelas políticas privatistas de Tarcísio e defendidas por Sonaira? Quais mães nordestinas e pretas desejam o Novo Ensino Médio para seus filhos? Pois bem, conversamos com Tania Maria, moradora da favela do Cerqueira Leite em Mauá, trabalhadora doméstica, cristã e que mora em um dos bairros que sofre com a falta de água na cidade:

“Eu não fico sem água porque eu tenho a caixa, mas quando a água da caixa acaba a gente fica sem água o dia inteiro. E a nossa água é assim, muito cloro, quando não vem barrenta, né? Eu sou uma nordestina, negra, pobre, favelada e eu sei o que é o preconceito e eu sofro na pele. Esse governo aí não me representa e nem nunca vai me representar! Para melhorar a vida das nossas mulheres, nós precisamos primeiro fazer as creches, porque não tem creche aqui. São 3 mil crianças que estão fora das creches e como é que as mães vão trabalhar sem creche?  O Eterno (Deus) foi um dos primeiros revolucionários. Esses cristãos ‘filisteus’ ficam torcendo a palavra do Eterno. Se estão falando que essa luta do feminismo é coisa do diabo, é uma pessoa muito mal informada. Ela precisa se informar direito sobre o que as feministas fazem! Feminista luta por tudo: creche, defender as mulheres, não tem esse negócio de demônio não”.

Não é a primeira vez que Sonaira ataca as feministas, distorcendo o que realmente é importante para a luta das mulheres. Enquanto vereadora, a aliada da família Bolsonaro também já falou que “feminismo é o grande genocida do nosso tempo”.

No evento, Sonaira mente ao falar que as políticas públicas do Estado têm como pilares a prevenção e o combate à violência doméstica, a saúde da mulher e o empreendedorismo feminino. Como podem dizer que o combate à violência contra a mulher é uma prioridade quando a única promessa de campanha de Tarcísio feita para as mulheres que ele cumpriu foi de criar esta Secretaria, escolhendo alguém que não apoia a luta das mulheres como secretária? Como podem dizer que querem combater a violência quando apenas 11 das 140 Delegacias da Mulher de São Paulo funcionam por 24h e nada foi feito?

Sonaira sequer deveria falar em nome das mulheres, principalmente pelas suas diversas declarações favoráveis à família Bolsonaro, em especial, de Eduardo, que já teve como ‘alvo’ a deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL-BA), ex-aliada, ou que, tal qual o pai, já teve falas misóginas ao associar um acidente na obra da linha-6 do Metrô ao trabalho das funcionárias mulheres.

A proximidade entre Sonaira e Eduardo Bolsonaro também foi divulgada nas redes sociais da Secretaria da Mulher, onde há uma foto dos dois ao informar sobre o evento sueco, tratando o parlamentar fascista como um grande apoiador financeiro da luta das mulheres.

Apesar dos esforços para enganar a população, nós sabemos qual é a verdade por trás da família Bolsonaro e seus aliados. Apesar de se dizer cristã em seus princípios, em suas atitudes nada possui de semelhante ao grande lutador popular Jesus Cristo, que travou uma luta ferrenha pelos pobres. Até porque não devemos esquecer de como foi marcada a gestão de Jair Bolsonaro e em como suas atitudes caracterizam o “bolsonarismo” como sinônimo de fascismo, que se opõe em todos os sentidos ao que o cristianismo prega.

Segundo matéria do Jornal a Verdade, “Jesus ensinou que devemos amar ao próximo como a nós mesmos e que devemos defender os direitos dos mais vulneráveis. Já o fascismo tem como objetivo oprimir as pessoas mais frágeis. Além disso, busca favorecer os interesses políticos dos ricos e poderosos, ao mesmo tempo em que nega direitos e oportunidades para os pobres, o que é contrário aos princípios cristãos de justiça e igualdade”.

Sabemos que a derrota de Bolsonaro nas urnas foi resultado de muita luta, entretanto, a exemplo dessa situação a nível estadual, fica claro que o fascismo ainda está articulado e devemos colocar a derrota do mesmo na ordem do dia!

É essencial unir as mulheres nessa luta, conquistar um governo popular, e erradicar de uma vez por todas o fascismo tanto no Brasil, quanto na América Latina. Para combater o machismo e alcançarmos a verdadeira emancipação das mulheres, precisamos construir uma nova sociedade: uma sociedade socialista.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos