UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

UP realiza em Salvador roda de leitura sobre o Manifesto do Partido Comunista

Outros Artigos

Atividade proposta pelo núcleo da Unidade Popular na UFBA reuniu estudantes e trabalhadores para debater na Biblioteca Central da universidade o texto histórico de Marx e Engels sobre a organização do proletariado e a tomada de poder.

Isabella Tanajura e Matheus Portela | Redação Bahia


TRABALHADOR UNIDO – Hoje (11) aconteceu a primeira roda de leitura coletiva do Manifesto do Partido Comunista escrito por Karl Marx e Friedrich Engels realizada pelo núcleo da Unidade Popular na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O texto escrito em 1848 permanece atual e apresenta uma análise histórica profunda sobre o nascimento e desenvolvimento da sociedade capitalista, bem como o caráter revolucionário da classe operária e a necessidade da organização dessa classe em um partido para tomada de poder que a libertará. 

A atividade faz parte das tarefas de preparação do núcleo para o 3° Congresso Nacional da UP a ser realizado entre os dias 2 e 5 de novembro no Rio de Janeiro (RJ) este ano. A convocatória do congresso convida todos os filiados e filiadas ao partido à estudar coletivamente o Manifesto do Partido Comunista, bem como as Resoluções do 2° Congresso Nacional da UP (2021) e as Teses ao 3° Congresso. 

Entre os diversos tópicos que surgiram no debate, a necessidade de aliar a teoria com a prática foi um dos principais pontos que chamaram atenção dos participantes da roda de leitura.“Acho que o Marx nunca foi tão atual. Se faz presente [no texto] o que a nossa sociedade precisa para agora, para que justamente no futuro a gente tenha isso materializado”, pontuou Vitória Oliveira, militante da UJR e estudante de teatro na UFBA. 

Também dentro da agenda de preparação para a plenária nacional de delegados da Unidade Popular, o partido no estado está realizando uma campanha de emulação na sua militância para regularização das contribuições financeiras partidárias de filiados e filiados ao partido. Todos que estiverem em dia com a contribuição mínima de R$ 10 mensais poderão adquirir sem custo o livreto editado pela Unidade Popular do Manifesto do Partido Comunista. Apoiadores não-filiados ao partido poderão também adquirir a edição pelo valor simbólico de R$ 5. 

A segunda parte da leitura do Manifesto do Partido Comunista acontecerá no próximo dia 24, quarta-feira, na Biblioteca Central da UFBA, a partir das 14 horas. Outros encontros similares serão organizados por outros núcleos no estado e divulgados na página oficial da UP Bahia no Instagram.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes