UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

UP realiza em Salvador roda de leitura sobre o Manifesto do Partido Comunista

Leia também

Atividade proposta pelo núcleo da Unidade Popular na UFBA reuniu estudantes e trabalhadores para debater na Biblioteca Central da universidade o texto histórico de Marx e Engels sobre a organização do proletariado e a tomada de poder.

Isabella Tanajura e Matheus Portela | Redação Bahia


TRABALHADOR UNIDO – Hoje (11) aconteceu a primeira roda de leitura coletiva do Manifesto do Partido Comunista escrito por Karl Marx e Friedrich Engels realizada pelo núcleo da Unidade Popular na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O texto escrito em 1848 permanece atual e apresenta uma análise histórica profunda sobre o nascimento e desenvolvimento da sociedade capitalista, bem como o caráter revolucionário da classe operária e a necessidade da organização dessa classe em um partido para tomada de poder que a libertará. 

A atividade faz parte das tarefas de preparação do núcleo para o 3° Congresso Nacional da UP a ser realizado entre os dias 2 e 5 de novembro no Rio de Janeiro (RJ) este ano. A convocatória do congresso convida todos os filiados e filiadas ao partido à estudar coletivamente o Manifesto do Partido Comunista, bem como as Resoluções do 2° Congresso Nacional da UP (2021) e as Teses ao 3° Congresso. 

Entre os diversos tópicos que surgiram no debate, a necessidade de aliar a teoria com a prática foi um dos principais pontos que chamaram atenção dos participantes da roda de leitura.“Acho que o Marx nunca foi tão atual. Se faz presente [no texto] o que a nossa sociedade precisa para agora, para que justamente no futuro a gente tenha isso materializado”, pontuou Vitória Oliveira, militante da UJR e estudante de teatro na UFBA. 

Também dentro da agenda de preparação para a plenária nacional de delegados da Unidade Popular, o partido no estado está realizando uma campanha de emulação na sua militância para regularização das contribuições financeiras partidárias de filiados e filiados ao partido. Todos que estiverem em dia com a contribuição mínima de R$ 10 mensais poderão adquirir sem custo o livreto editado pela Unidade Popular do Manifesto do Partido Comunista. Apoiadores não-filiados ao partido poderão também adquirir a edição pelo valor simbólico de R$ 5. 

A segunda parte da leitura do Manifesto do Partido Comunista acontecerá no próximo dia 24, quarta-feira, na Biblioteca Central da UFBA, a partir das 14 horas. Outros encontros similares serão organizados por outros núcleos no estado e divulgados na página oficial da UP Bahia no Instagram.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos