UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

TSE torna Bolsonaro inelegível, mas absolve Braga Netto

Leia também

TSE condena Bolsonaro a 8 anos de inelegibilidade, mas poupa Braga Netto. Ex-presidente fascista é culpado de usar a estrutura do Estado para tentar conseguir apoio para subverter o resultado das eleições. Decisão significa vitória contra o fascismo, mas a luta continua.

Redação


BRASIL – O Tribunal Superior Eleitoral condenou, no dia 30 de junho, Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios públicos de comunicação. Culpado pelos dois crimes eleitorais, Bolsonaro ficará inelegível por 8 anos, não podendo disputar eleições neste período.

No entanto, o TSE inocentou Walter Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro, que também foi denunciado pois era o candidato a vice-presidente na chapa do fascista. Embora o ministro relator do caso, Benedito Gonçalves, tenha feito um longo voto com mais de 400 páginas, onde mostra como Bolsonaro é culpado, ele cita Braga Netto apenas 5 vezes e não explica porque o ex-general não teve nenhuma responsabilidade.

O caso que o tribunal julgou diz respeito apenas à reunião realizada por Bolsonaro com embaixadores no ano passado. O evento foi feito com o apoio de Braga Netto e outros aliados políticos e militares, como o ex-comandante do exército Paulo Sérgio Nogueira.

Na ocasião, Bolsonaro usou a estrutura da presidência da república para fazer uma reunião oficial com mais de 40 autoridades estrangeiras para tentar conseguir apoio internacional para dar um golpe. O ex-presidente

Inelegibilidade é uma vitória na guerra contra o fascismo

A condenação de Bolsonaro é uma pequena vitória na campanha para colocar o líder fascista e seus comparsas na cadeia. De fato, é a primeira vez que um ex-presidente é condenado no TSE por abuso de poder político. No entanto, é uma punição muito branda para alguém que cometeu centenas de crimes contra o povo brasileiro desde que entrou na política.

O TSE e a justiça burguesa, também, parecem ainda estar com medo ainda dos generais reacionários das Forças Armadas. Só isso explica o fato de não terem condenado também Braga Netto, que está envolvido até a testa nas maquinações golpistas de Bolsonaro.

É nesse cenário que a luta tem que continuar para que finalmente todos os fascistas e golpistas estejam na cadeia. Fora inúmeros crimes dos quais fomos vítimas nesse período. 700 mil mortos na pandemia da COVID, 33 milhões de pessoas jogadas na fome, genocídio de vários povos indígenas, além dos bilhões de reais roubados dos cofres públicos, como o caso das barras de ouro do MEC e das joias sauditas provam. Só a prisão de todos esses criminosos poderá fazer justiça ao nosso país.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos