UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Movimentos cobram investimentos na saúde da Prefeitura de Cabo Frio

Movimento de mulheres, trabalhadores da saúde e a Unidade Popular se reúnem com secretário municipal de saúde de Cabo Frio (RJ). Reivindicações incluíram mais investimentos na infraestrutura de saúde e o reconhecimento da especialidade Medicina da Família e da Comunidade.

Rafael Figueira e Marina Rodrigues | Cabo Frio (RJ)


LUTA POPULAR – O Movimento de Mulheres da Região dos Lagos, médicas e médicos residentes de Medicina e Família e Comunidade e a militância da Unidade Popular em Cabo Frio (RJ) se reuniram, nesta segunda (10), com o Secretário Municipal de Saúde, Janio Mendes, para discutir o cenário atual da saúde de Cabo Frio e apresentar algumas demandas urgentes para melhoria dos serviços oferecidos no município, com ênfase na atenção primária à saúde.

Os movimentos cobraram o reconhecimento da especialidade Medicina de Família e Comunidade no sistema de saúde local e o fornecimento das ferramentas necessárias para a fixação desses profissionais na cidade. Outra pauta importante que foi apresentada é a resolução do entrave para solicitação de alguns exames, além de materiais básicos em quantidade suficiente, como balanças e régua pediátricas, a fim de aumentar a capacidade de atendimentos simultâneos.

Outra demanda muito falada pelo Movimento de Mulheres é a reposição periódica do Dispositivo Intra Uterino (DIU) nas ESFs com residência médica, importantíssimo não só para a boa formação dos médicos residentes, mas principalmente para agilizar e facilitar o acesso a contracepção segura para as pessoas com útero.

É necessária a reposição periódica das medicações mais utilizadas pelas pessoas nas Unidades de Saúde que contam com farmácia e planejamento para ampliação do acesso de forma descentralizada em todo o município.

Os movimentos também cobraram a implementação da emenda parlamentar participativa do Deputado Federal Glauber Braga, conquistada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), no primeiro semestre de 2022, para construção de um consultório odontológico no Posto de Saúde do bairro Manoel Correa, em Cabo Frio.

Todas as reivindicações apresentadas foram bem recebidas pelo Secretário. Mas, os movimentos sociais organizados continuarão a pressão no governo municipal para a construção de uma saúde pública, gratuita e de qualidade.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes