UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 28 de abril de 2024

106 anos da revolução que provou que os povos do mundo podem ser livres

No dia em que a Grande Revolução Socialista Soviética completou 106 anos, a classe trabalhadora de todo o mundo se vê na necessidade de derrubar o poder capitalista mundial e construir o socialismo. 

Felipe Annunziata | Redação


HISTÓRIA – Foi num dia de outono, que a classe operária e o campesinato do antigo Império Russo mudou completamente a história da humanidade. Em 7 de novembro de 1917, milhões de trabalhadores, liderados por Vladimir Ilyich Lênin e o Partido Bolchevique, se libertavam do jugo do capital.

Em seus primeiros dias, o Poder Soviético – o poder popular dos povos da Rússia – já mostrou a que veio. Nacionalizou as terras, os bancos, as empresas, declarou oposição a guerra mundial imperialista em curso e garantiu todos os direitos à autodeterminação as mais de 150 nacionalidades que viviam na Rússia daquela época.

“De pé, ó vítimas da servidão!”*

Os povos da Rússia estavam sob uma imensa exploração em 1917. Lutando na I Guerra Mundial, que já havia tomado a vida de 4 milhões de russos, trabalhadores e camponeses estavam submetidos a uma realidade de fome e miséria.

Nas cidades, a classe operária era submetida a jornadas de trabalho de 10, 12 ou 14 horas. Os salários eram baixos e o desemprego era enorme, mulheres e crianças eram submetidas a salários ainda menores. Elas também estavam sob o jugo patriarcal patrocinado pelo regime autocrático dos Czares e a Igreja Ortodoxa Russa.

No campo, o povo era submetido à ditadura dos latifundiários. Sem acesso à terra, os camponeses eram forçados trabalhar para antigos aristocratas. Com a guerra mundial, era comum os recrutamentos forçados, a mão de obra camponesa era cada vez mais escassa, as colheitas falhavam porque não tinha quem trabalhasse nelas.

Fome, exploração, guerra e ditadura autocrática. Era essa a conjuntura dos povos da Rússia em 1917. Essa situação insuportável levou a esses trabalhadores a se levantarem. Primeiro, derrubaram o regime czarista. A dinastia dos Romanov, liderada pelo Czar Nicolau II, foi derrubada ainda em março de 1917, dando lugar à uma república burguesa liderada pelos setores reformistas e liberais da sociedade russa.

Reunião do Soviete de Petrogrado em 1917. O poder soviético era a expressão do poder popular na Revolução de Outubro. Foto: Arquivo

“Alcançaremos a libertação com nossas próprias mãos”

O governo provisório não mudou em nada a situação do povo trabalhador. Ele manteve todos os acordos com as potências imperialistas aliadas na I Guerra Mundial e continuou a participação na I Guerra Mundial. Os camponeses continuaram sem terra e os operários continuaram a serem explorados nas fábricas.

Mês após mês, as promessas de mais direitos e espaço para os trabalhadores eram descumpridas. Ao mesmo tempo, a classe operária, os soldados e os camponeses construíram uma nova forma de poder: o Poder Soviético.

Os sovietes eram conselhos compostos por representantes de cada segmento da classe trabalhadora e dos camponeses, eleitos nas fábricas, vilas, bairros e regimentos militares. A cada dia daquele ano de 1917, a classe trabalhadora percebia que poderia se governar pelos sovietes e que o governo provisório era uma inutilidade burguesa.

Foi nesse contexto que a Revolução de Outubro aconteceu. Em 25 de outubro (ou 7 de novembro, no nosso calendário), o Partido Bolchevique, junto ao Soviete de Petrogrado, lideraram a insurreição. Trabalhadores armados tomaram a sede dos correios, dos telégrafos e os principais quartéis de Petrogrado, depois tomaram de assalto o Palácio de Inverno, símbolo do antigo poder monárquico e sede do governo provisório, liderado pelo reformista Alexander Kerensky.

Soldados marcham em Petrogrado saudando a Revolução Socialista. Na faixa se lê em russo a palavra “Comunismo”. Foto: Arquivo

“Somente nós, operários do Grande Exército Mundial do Trabalho / podemos governar o mundo”

A a instauração da República Soviética no lugar da república burguesa abriu um novo capítulo da história da luta dos povos do mundo. A Revolução Russa, em todos os seus aspectos: operária, camponesa, anticolonial, antirracista, antipatriarcal, deixou um legado imensurável ao mundo. Mesmo hoje, após a criminosa restauração do capitalismo na antiga URSS, podemos ver os efeitos dessa revolução.

Os povos da Rússia mostraram que apenas a união internacional dos trabalhadores poderia garantir a própria libertação. Aquele ensinamento botamos hoje em prática com a solidariedade internacional que milhões de pessoas demonstram nas ruas a favor do povo palestino.

Hoje, nenhuma pessoa trabalhadora aceita longas jornadas extenuantes de trabalho. Mesmo que o capital tente sempre acabar com algum direito trabalhista, as greves, as lutas e a revolta contra a opressão dos trabalhadores sempre acontece.

A luta antirracista tomou um grande impulso no mundo após a vitória soviética e o estabelecimento das primeiras leis antirracistas do mundo. A luta das mulheres passou a ter uma referência de sociedade com a libertação das mulheres trabalhadoras pelo poder soviético.

Todos essas lutas, e muitas outras que aqui não há como resumir, carregam no seu DNA o espírito do Outubro revolucionário. O poder soviético, primeira experiência bem sucedida de poder popular, mostrou que a classe trabalhadora pode dirigir a sociedade.

O Grande Exército Mundial do Trabalho, cantado nos versos da versão russa do hino da classe trabalhadora “A Internacional”, continua até os dias de hoje na luta contra a exploração. A Revolução de Outubro mostra que a luta pelo socialismo é a única capaz de acabar com a fome, a miséria e as guerras do mundo.

*Em cada subtítulo desta matéria utilizamos versos traduzidos direto da versão russa do hino “A Internacional Comunista”, que durante a Revolução Russa se tornou uma canção popular, cantada nas ruas, fábricas, praças e assembleias de trabalhadores.

Outros Artigos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes