UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 29 de maio de 2024

UJR realiza curso antirracista no Rio de Janeiro

A atividade contou com dezenas de militantes negros de todo o estado e reforçou o compromisso da juventude com a luta antirracista.

Gabriel GB | Redação RJ


JUVENTUDE – No último dia 19/10, a União da Juventude Rebelião organizou o primeiro curso antirracista para a militância do estado do Rio de Janeiro. A atividade contou com a presença dos militantes autodeclarados pretos e pardos e teve o objetivo de aprofundar  a ação dos comunistas entre essa gigantesca parcela da população. 

Na parte da manhã foi apresentada uma aula que abordou os aspectos históricos, políticos e econômicos da escravidão no Brasil, analisando a colonização e a invasão do território africano sob o ponto de vista do materialismo dialético. Além disso, também foi debatido o posicionamento dos comunistas em relação a luta do povo negro, as experiências de luta contra o escravismo no Brasil, como a República de Palmares, e as revoluções de caráter anticolonial na África, lideradas por movimentos marxistas. 

Durante a tarde a militância se debruçou em traçar a tática para aumentar ainda mais a inserção da UJR entre os estudantes negros das escolas e universidades e, principalmente, entre aqueles jovens trabalhadores e desempregados. 

Por fim, cada camarada presente saiu da atividade com o compromisso de recrutar mais e mais jovens negros para as fileiras da UJR, avançando a revolução no seu nervo central: as favelas e bairros pobres.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes