UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 28 de abril de 2024

AMES Teresina realiza 9° Congresso para fortalecer a organização e luta estudantil

No dia 17 de novembro foi realizado o 9º Congresso da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Teresina. Sediado no CEEP Paulo Ferraz, contou com a participação de vários grêmios e dezenas de estudantes dos colégios da capital piauiense.

Redação Piauí


EDUCAÇÃO – A mesa de abertura contou com a participação de representações de movimentos sociais e entidades estudantis, como Thays Dias coordenadora Geral do DCE da UFPI, Julia Quintão pela Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET), Caetano Teles, presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Belém (UESB), Artur Silva pela União da Juventude Rebelião (UJR), Pedro Laurentino presidente estadual da Unidade Popular (UP), Pedro Kardec, ex-diretor da AMES Teresina, José Augusto pelo grêmio do Colégio Antônio de Almendra, Sávio pelo grêmio do colégio Joca Vieira e Hiago Gabriel pelo Grêmio do Colégio Paulo Ferraz.  

Na fala de abertura, Rodrigo Henrique, eleito presidente da AMES Teresina, destacou “É com cada grêmio, cada estudante interessado em mudar a realidade dessa educação que vamos avançar nas lutas por transporte de qualidade, pela alimentação, pela estrutura das escolas e para barrar a Reforma do Ensino Médio que dificulta a entrada dos estudantes de escola publica nas universidades desse país.” 

Congresso reuniu muitos estudantes e grêmios da capital piauiense. Foto: JAV/PI

Após a abertura houve denúncias dos estudantes sobre a situação da falta de ônibus, a falta de alimentação nas escolas, falta de professores e sobre a falta de estrutura das escolas diante do cenário do teto de gastos do novo governo e implantação autoritária da Reforma do Ensino Médio que prevê o horário integral para escolas sem estrutura, e sem consulta aos estudantes e a comunidade escolar. 

Nos Grupos de Trabalho, os temas debatidos foram: combate ao racismo nas escolas,  combate ao assédio, novo ensino médio e seus impactos para a educação, estrutura das escolas, ampliação do passe livre e por mais ônibus em Teresina, combate à LGBTfobia, políticas de afirmação e inclusão nos colégios e formação e atuação dos grêmios estudantis. Cada grupo após a elaboração de propostas, encaminhou para aprovação do plenário.

Na plenária final foram votadas as propostas dos GTs temáticos e da nova diretoria da AMES Teresina, sendo Rodrigo Henrique e Maria Elvira eleitos para os cargos de presidente e vice-presidenta da Entidade. Sendo um congresso vitorioso onde se reforça a necessidade da luta dos estudantes e de sua organização para enfrentar os sucateamentos, os ataques aos direitos e também garantir a conquista de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes