UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 28 de abril de 2024

UJR realiza Escola Nacional de Formação de Quadros

UJR realiza 1ª edição da sua Escola de Formação para avançar na formação político-ideológica da militância. Foram três turmas regionais, reunidas durante cinco dias.

Igor Barradas | RIO DE JANEIRO (RJ)


JUVENTUDE – Entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro, a União da Juventude Rebelião (UJR) realizou a 1ª edição da Escola Nacional de Formação de Quadros, que reuniu os principais militantes da organização para discutirem e elevarem o seu nível teórico e ideológico através do estudo da teoria marxista-leninista e do Programa do Partido.

A Escola da UJR reuniu companheiros e companheiras de 23 estados e do Distrito Federal. As aulas foram divididas em três turmas separadas por regiões (Norte/Centro Oeste, Sul/Sudeste e Nordeste) e concentraram o estudo na leitura do livro “Fundamentos do Leninismo”, de Stálin, em artigos de Lênin sobre o Estado e o papel do jornal na construção do Partido, além do documento de autossustentação do PCR. As três turmas foram batizadas em homenagem à companheira Sarah Domingues, militante da UJR assassinada covardemente no último dia 23 de janeiro, em Porto Alegre.

Estudar e lutar, lutar e estudar

Turma Nordeste

A construção da Escola Nacional de Quadros da UJR, como ação sistemática e permanente, é uma iniciativa de grande importância para a história dos comunistas brasileiros por permitir aprofundar e agilizar a formação política e ideológica de novos quadros revolucionários.

Estudar as ideias de Marx, Engels, Lênin e Stálin é a melhor, mais eficaz e segura maneira de assimilar os nossos princípios e elevar o nível político e teórico. O marxismo-leninismo é uma concepção científica do desenvolvimento social, a ciência da libertação da classe trabalhadora e do povo, da vitória do socialismo e do comunismo. Seu estudo auxilia a militância a tomar a teoria como uma arma ideológica para transformar o nosso pensamento, para elevar a nossa compreensão, para avançar a ação.

Lênin, maior revolucionário do século 20, falando sobre a questão das tarefas da juventude, dizia que as tarefas poderiam exprimir-se com uma só palavra: aprender. “Juntamente com a transformação da velha sociedade capitalista, o ensino, a educação e a formação das novas gerações, que criarão a sociedade comunista, não podem ser os antigos. Só transformando radicalmente o ensino, a organização e a educação da juventude conseguiremos que os esforços da jovem geração tenham como resultado a criação de uma sociedade que não se pareça com a antiga, isto é, da sociedade comunista”, dizia.

Segundo Katherine Oliveira, da Coordenação Nacional da UJR, “a Escola é fundamental para apoiar o desenvolvimento de nossa militância. Foram cinco dias de intenso aprendizado para os dirigentes da UJR de todo o Brasil. Com certeza, saímos renovados dessa escola para enfrentar os intensos desafios de 2024”, afirmou.

Turma Norte/Centro-Oeste

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes