Curso de formação realizado pela União da Juventude Rebelião no RN estudou o livro Fundamentos do Leninismo, de Josef Stálin.
Adriane Nunes | Natal
JUVENTUDE – A defesa e a agitação do marxismo-leninismo como a teoria da revolução e do poder popular no Brasil e em todo mundo é uma tarefa de prioridade máxima da União da Juventude Rebelião em todo o país, pois, quando se fala de organizar a rebeldia, é preciso ter uma teoria para guiá-la de modo consequente.
Dessa forma, no dia 10 de abril, a UJR realizou um curso de introdução ao marxismo na cidade de Natal, RN. “A nossa militância é muito aguerrida e tem muita disposição para tocar as lutas, contudo, ela precisa intervir na realidade revolucionariamente, aplicando os princípios do socialismo científico para formar um tipo militante que pense criticamente o mundo a sua volta”, defende Iuna Brasil, da Coordenação Estadual da UJR.
O livro utilizado como base para a aula foi Fundamentos do Leninismo, de Josef Stálin. A aula aprofundou-se nos princípios de organização partidária, o método e a prática das organizações comunistas e o combate ao revisionismo e economicismo no cumprimento das tarefas cotidianas. Como diz o próprio Stalin, o ímpeto bolchevique precisa temperar o espírito da nossa militância, porém, sem um sacrifício consciente e abnegado, promovido pelo aprofundamento do marxismo, torna-se inviável.
Ana Beatriz de Sá, militante do Correnteza e da UJR, avalia que é preciso “promover mais atividades de formação para preparar uma militância combativa, fortalecida ideologicamente e abnegada, que cumpra sem vacilações a tarefa histórica da revolução em nosso país. A conjuntura cada vez mais se acirra, e precisamos intensificar e potencializar nossa formação”.
Nessa perspectiva, a União da Juventude Rebelião, a geração futura do Karl Marx, Engels, Che Guevara, Josef Stálin, Lenin, Manoel Lisboa, Emmanuel Bezerra e tantos outros revolucionários convoca o conjunto dos jovens do Rio Grande do Norte e todo país a estudarem a teoria da revolução e lutarem pelo fim da miséria e da exploração capitalista.