UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Raúl Marco, uma vida dedicada à revolução na Espanha e no mundo

Outros Artigos

GRANDE PERDA – Raúl Marco foi um dos mais importantes dirigentes comunistas da Espanha. (Foto: Reprodução/Octubre)

MADRID (ESPANHA) É com profunda tristeza que recebemos hoje (16) a notícia do falecimento aos 84 anos do camarada Raúl Marco, dirigente do Partido Comunista da Espanha (Marxista-Leninista).

A história dos últimos 60 anos do movimento comunista e revolucionário na Espanha tem em Raúl Marco uma personagem de primeira linha. Comunista de ideias firmes e conduta revolucionária, Raúl, ao lado de Elena Ódena e outros camaradas, lutou contra o revisionismo e a traição do PCE de Santiago Carrillo e ajudou a fundar em 1964 o PCE (ML) e, algum tempo depois, a Frente Revolucionária Antifascista e Patriótica (FRAP), destacada organização de combate armado à ditadura fascista do general Francisco Franco.

Raúl também desempenhou um papel central na construção e desenvolvimento da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML), da qual o Partido Comunista Revolucionário (PCR) é o representante no Brasil. Foi em uma atividade da CIPOML que Raúl esteve em nosso país, em 2006, quando participou de vários debates com trabalhadores e jovens no SINTRASEF, no Rio de Janeiro, sempre demonstrando bastante firmeza e conhecimento revolucionário. Costumava dizer que “a solidariedade entre os proletários do mundo e seus povos é a alma do internacionalismo proletário”.

Sem dúvida alguma, o Partido Comunista da Espanha (marxista-leninista), a Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas, o movimento comunista e revolucionário internacional perderam a presença de um grande camarada, de um daqueles homens imprescindíveis dos quais nos fala Brecht.

Seu exemplo e sua luta seguirão vivos em cada greve de trabalhadores, em cada passeata estudantil, em cada luta contra a exploração capitalista e pela construção do socialismo na Espanha e no mundo.

No mundo atual, no qual as contradições inter-imperialistas crescem, onde todavia o proletariado não tem consciência cabal do papel histórico que precisa desempenhar, é urgente a unidade ativa dos comunistas e uma organização internacional que unifique suas ações”.

Camarada Raúl Marco, presente! Agora e sempre!

Comitê Central do Partido Comunista Revolucionário (PCR)
16 de Outubro de 2020

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes