UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 28 de abril de 2024

Centrais sindicais realizam paralisação nacional na Colômbia

Carlos Machado
Redação São Paulo

Colombianos vão às ruas lutar contra “Pacotaço” liberal de Ivan Duque. Foto: Reuters.

INTERNACIONAL – Colombianos vão às ruas nesta quarta-feira (28) contra reforma tributária proposta pelo presidente Iván Duque que pretende aumentar impostos sobre renda dos trabalhadores e serviços públicos. A greve geral foi convocada por centrais sindicais e movimentos populares organizados no Comitê Nacional de Paralisação (Comité Nacional De Paro).

Além de aumentar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para 19% sobre serviços básicos como luz, gás e saneamento, o projeto também pretende tornar obrigatória a cobrança de imposto de renda dos trabalhadores que recebem mais de dois salários mínimos, que hoje são isentos da cobrança no país.

Apesar da tentativa do governo de impedir a realização das manifestações de rua no país, o Comité Nacional de Paro decidiu manter a greve geral e convocou os trabalhadores. Milhares atenderam o chamado e realizam piquetes nas principais cidades colombianas. 

Em nota, o Comitê declarou: “Ressaltamos que estamos exercendo o direito fundamental de protesto, direito que não está sujeito a permissão ou autorização prévia”.

As manifestações convocadas no dia de hoje chamam os trabalhadores a lutar por “vida, paz, democracia e contra reforma tributária”. As centrais sindicais ainda ressaltam a necessidade de manter a mobilização da classe trabalhadora durante a pandemia, lançando a palavra de ordem “A democracia não está de quarentena! Pare para seguir avançando!”.

Mesmo com a repressão policial, a paralisação avança e já existem mais de 50 pontos de concentração na capital Bogotá. Em cidades como Cali e Medellín também estão acontecendo protestos. Nos municípios de El Cairo, Cajibío e Cauca, comunidades camponesas promovem trancamento de vias. Também foram noticiados atos nas cidades de Bucaramanga, Barranquilla, Villavicencio, Neiva e Cartagena.

Nos últimos anos, a Colômbia tem sido palco de intensos processos de mobilização popular motivados pela política liberal promovida pelo presidente Ivan Duque. Na história recente, os anos de 2019 e 2020 foram marcados por revoltas populares contra a retirada de direitos dos trabalhadores e pelo fim da perseguição a lideranças populares no país. A luta da classe trabalhadora contra as reformas liberais na América Latina avança e o povo latino-americano segue resistindo por sua vida.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes