UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Estudantes da Unifesp-ZL lançam campanha em defesa do Campus e do RU

Outros Artigos

Estudantes e membros do Centro Acadêmico da Geografia ocuparam a câmara dos vereadores do município de São Paulo a fim de obter apoio parlamentar para o Campus da Zona Leste da UNIFESP.

Giovanna D’Amaral | Estudante e diretora do CAGEO


SÃO PAULOO campus que é fruto de lutas históricas de movimentos sociais do bairro e do falecido padre Ticão funciona desde 2017 com cursos de pós-graduação e, desde 2020, com o curso de Geografia. Apesar de mais 5 cursos serem aprovados no Ministério da Educação, somente geografia foi de fato implantado.

Contudo, as condições do campus não são as melhores: alunos assistem aulas em um prédio administrativo que já não consegue mais abrigar as turmas que estão por vir. As reformas com o intuito de expandir o campus e construir o restaurante universitário estão paradas devido ao entrave nas licitações na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licitações (SMUL).

Hoje, a principal dificuldade do campus é justamente a falta dessas licenças pois, apesar do dinheiro em caixa, as obras não podem ser retomadas sem a liberação da SMUL.

Vale ressaltar que a maior dificuldade na liberação dessas licenças é a falta de interesse do Secretário de Urbanismo e do prefeito, Ricardo Nunes. Diversas vezes a reitora da universidade, Raiane Assumpção, tentou contato com os mesmos e não obteve sucesso.

No meio disso tudo estão os estudantes que, em sua maior parte, são oriundos de territórios periféricos e sobrevivem com um mísero auxílio-alimentação de R$213,00 conquistado em junho do ano passado através de muita luta com a reitoria.

Várias propostas foram colhidas durante a visita a fim de acelerar esse processo que já se estende a mais de um ano, como a criação de uma Frente Parlamentar que tem por finalidade a implantação definitiva do campus da Unifesp Zona Leste, integrando a grade de atividades da TV Câmara.

Apesar dos avanços a luta está longe de terminar, tendo em vista que o Campus Zona Leste não possui orçamento próprio, sobrevivendo de emendas parlamentares e sendo assim continuaremos travando batalhas em prol do nosso campus.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes