No dia 25 de julho, aconteceu o lançamento dos pré-candidatos da Unidade Popular (UP) para o município do Recife. O evento, realizado pelos diretórios municipal e estadual, marcou o início de uma jornada de intensa mobilização, com o objetivo de apresentar alternativas concretas à população recifense.
Redação PE
LUTA POPULAR – Em um evento realizado na sede do Movimento de Trabalhadores Cristãos (MTC), a Unidade Popular (UP) lançou seus pré-candidatos para o município do Recife. Após diversos debates realizados pelo Diretório Municipal e Diretório Estadual da UP, foi conduzida a plenária que apresentou os pré-candidatos.
Na apresentação do debate de conjuntura, o presidente nacional da Unidade Popular, Léo Péricles, levantou questões importantes como o papel do envolvimento coletivo de todo o partido nas campanhas; a importante denúncia que a Unidade Popular vem fazendo do genocídio do Estado de Israel contra o povo palestino; o desastre anunciado no Rio Grande do Sul, que poderia ser evitado.
Pré-candidaturas de luta
A resolução principal da plenária destacou que essa não é uma luta individual, mas sim uma batalha coletiva que envolve todo o partido. “Essa candidatura é nossa”, afirmou Thiago Santos, presidente da Unidade Popular em Pernambuco. “Nós vamos para a rua, vamos fazer o porta a porta e aproveitar cada um desses 45 dias para mostrar ao povo que há uma saída, e essa saída é a luta.”
Os nomes escolhidos pela Unidade Popular para apresentar o programa do partido foram o de Ludmila Outtes, presidente do SEEPE (Sindicato dos Enfermeiros e Enfermeiras de Pernambuco), Cassiano Bezerra, diretor de assistência estudantil da UNE (União Nacional dos Estudantes), Raimundo Malheiros, presidente do Diretório Municipal da UP em Recife, e Maria Ofélia, militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).
Ludmila Outtes, pré-candidata à prefeita do Recife
Ludmila é pré candidata à prefeita do Recife, militante do Movimento Luta de Classe (MLC), enfermeira da rede municipal e membra do Diretório Estadual da Unidade Popular PE. É a principal liderança da categoria na luta pelo piso salarial da enfermagem.
Como liderança da luta da enfermagem, participou recentemente da greve dos trabalhadores da saúde do Hospital do Câncer de Pernambuco. Para pressionar a gestão do HCP, foi realizado um ato em frente ao hospital. Denunciando principalmente o atraso salarial e o pagamento do complemento do piso salarial dos meses de dezembro e janeiro. Além disso, a categoria reivindicou melhorias nas condições de trabalho, como o pagamento do adicional de periculosidade, insalubridade, contratação de profissionais.
Cassiano Bezerra, pré-candidato à vereador do Recife
Cassiano é pré candidato à vereador do Recife. Militante da UJR e do Movimento Correnteza, é estudante de história da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e diretor de assistência estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Como parte da luta do movimento estudantil, participou ativamente da greve da educação nas universidades em Pernambuco. Ao longo dos meses de fevereiro, março e abril, os servidores federais negociaram com o governo federal suas reivindicações: reajuste salarial, reestruturação das carreiras e recomposição do orçamento da educação. Em maio, escreveu um artigo para o jornal A Verdade sobre os rumos da mobilização.
Maria Ofélia, pré-candidata à vereadora do Recife
Maria Ofélia é pré candidata à vereadora do Recife. Militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e do Movimento de Mulheres Olga Benario, é membra da Coordenação Estadual do MLB. Em 2020, foi candidata a vereadora do Recife.
Na luta popular pelo direito à moradia, participou da luta pela conquista do Conjunto Habitacional Ruy Frazão, no bairro de Afogados, em Recife. O déficit habitacional no município é estimado em mais de 70 mil casas e, segundo projeção do IBGE, pode chegar a 235 mil, até 2030.
Raimundo Malheiros, pré-candidato à vice-prefeito do Recife
Raimundo Malheiros é pré candidato à vice-prefeito do Recife. É presidente do Diretório Municipal da Unidade Popular e funcionário aposentado dos Correios.