UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Movimento Olga Benario promove debate em Comunidade Quilombola

Atividade aconteceu em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Ésio Melo
Redação Alagoas


Foto: Jornal A VerdadeCERTIFICAÇÃO – Comunidade Quilombola Tupete (Canapi) certificada em 27/12/2010.


ALAGOAS – O Movimento Olga Benário promoveu no último domingo, 4 de agosto, uma reunião com as mulheres da Comunidade Quilombola Tupete, localizada na Zona Rural de Canapi, Sertão de Alagoas.

O debate, realizado na Sede do Quilombo, contou com a participação de 20 mulheres e teve como tema “luta e resistência da mulher negra”. A atividade homenageou o Dia Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e de Tereza de Benguela, dia 25 de julho.

“Conversamos sobre a importância da organização e da luta da mulher negra, principalmente diante dessa conjuntura de retrocessos, passando por temas como a violência doméstica, o direito à água e a luta pela educação e a aposentadoria”, esclareceu Luzane Rodrigues, representante do Olga e da coordenação estadual da Unidade Popular.

Foto: Jornal A VerdadeREPRESENTANTES – Luzane Rodrigues e Janailma Santos representaram o Movimento de Mulheres Olga Benário no evento.


A comunidade Quilombola Tupete, oficialmente reconhecida pelo Estado desde 2010, é liderada por mulheres. Nela, moram 73 famílias que convivem com o problema do acesso à água potável, já que não possuem água encanada. Graças à luta, a comunidade já conquistou um posto de dessalinização de água.

Este foi apenas o primeiro encontro entre o movimento de mulheres e a comunidade quilombola. A expectativa é de mobilização conjunta em defesa dos direitos. Dia 13 de agosto, a Unidade Popular e o movimento Olga Benário já pretendem envolver a comunidade na construção de um ato em Canapi em defesa da aposentadoria e da educação.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes