UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Lançada nova campanha pela libertação dos cinco heróis

Desde setembro de 1998,  Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René Gonzáles,  se encontram presos em Miami, acusados ​​pelo crime de conspiração por cometer espionagem. Em confinamento solitário, são celas em alojamentos especiais, os Cinco foram condenados a um total de três sentenças de prisões perpétuas, René Gonzáles (15 anos) Gerardo Hernández (duas prisões perpetuas, mais 15 anos de prisão) Antonio Guerrero (prisão perpetua) Ramón Labañino (prisão perpetua, mais 18 anos, em 2009 saiu uma nova sentença de prisão perpetua mais 30 anos) Fernando Gonzáles (19 anos de prisão). Uma comparação: James W. Fondren Jr., um cidadão americano, foi acusado de dar documentos classificados do Departamento de Defesa para um agente do governo chinês, incluindo um relatório sobre o poderio militar chinês. Fondren trabalhou no Pentágono e até fevereiro de 2008 foi diretor-adjunto do Gabinete de Ligação Washington do Comando do Pacífico dos EUA. Em janeiro de 2010, ele foi condenado a três anos de prisão. René Gonzáles foi condenado sob as mesmas acusações, porém a 15 anos de prisão.

Com duração de mais de seis meses, foi o julgamento mais longo da história dos Estados Unidos, mais de 119 volumes de depoimentos e mais de 20.000 páginas de documentos foram compilados, incluindo o testemunho de três aposentados do Exército dos EUA, generais e um almirante aposentado, que afirmaram a inexistência de qualquer evidência de espionagem.

No dia 15 de fevereiro em Havana, Cuba, foi lançado a nova campanha de Libertação dos 5 heróis cubanos:  “OBAMA GIVE ME FIVE!” a atividade aconteceu durante no 8º Congresso Internacional de Educação Superior UNIVERSIDAD 2012. O sobrinho de René Gonzáles presente ao ato, falou sobre a campanha a A Verdade: “René está em liberdade condicional, mas é uma prisão domiciliar, nos Estados Unidos não tem direito de falar e nem ver ninguém, tememos muito pela segurança dele, pois está sendo fortemente ameaçado, agora estamos entrando com uma ação para que minha avó e minha mãe possa visitá-lo. Queremos René de volta em sua casa que é Cuba! é muito importante a solidariedade neste momento, fico feliz pelo jornal A Verdade no Brasil, que faz a divulgação do caso dos Cinco. Se puderem continuar divulgando, agradeceremos, o livro do brasileiro Fernando Morais também tem ajudado muito.”

De acordo com o Comitê Internacional, as mensagens no Twitter e ligações telefônicas, de dentro e fora dos Estados Unidos, para a Casa Branca cresceram muito nos primeiros meses deste ano.. É fundamental nossa solidariedade e divulgação ampla e irrestrita das ações pela liberdade dos 5, pelos veículos de comunicação, material de entidades e jornais. Fazemos esse chamado com muita clareza de que somente com a pressão popular conseguiremos transformar a realidade.

Polianna Soalheiro, militante do PCR-MG

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes