UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Cadernos com foto de Stalin na capa irritam reacionários na Rússia

Caderno com foto de Stalin na capa irrita reacionários na RússiaUm caderno escolar para crianças com a foto de Stalin na capa tem sido alvo de muita polêmica na Rússia. A direita tem tentado pressionar para que o caderno seja tirado de circulação, mas a editora responsável pela publicação se negou a fazê-lo.

Mikhail Fedotov, presidente da Comissão da Sociedade Civil e dos Direitos Humanos, afirmou que as escolas não são lugares para “propaganda política”, tendo sido até o momento o reacionário mais claro e mais incisivo ao mostrar qual o real problema com a foto de Stalin nos cadernos. Os outros direitistas, ao contrário, vem se escondendo por trás dos velhos e caducos discursos sobre as pseudo-milhões-de-mortes pelas quais Stalin seria responsável.

Arseniy Roginskiy, presidente da Sociedade Memorial da Rússia, entidade fundada em 1991, afirmou que os cadernos são “propaganda stalinista” no subconsciente das crianças, quer a editora tenha tido essa intenção ou não.

E a repercussão não ficou apenas na Rússia. Diversos jornais burgueses do exterior, como o inglês The Guardian, ecoaram o fato reproduzindo mitos anticomunistas sobre o período de Stalin.

Leia também:
[intlink id=”4067″ type=”post” target=”_blank”]Biografia de Josef Stalin, o fiel discípulo de Lênin[/intlink]

Esses cadernos são parte de uma série que retrata os 20 maiores russos de todos os tempos. E considerando que em recente pesquisa Stalin foi votado o terceiro russo mais influente de toda a história do país, sua presença na coleção é mais que justificada. A editora afirmou que o caderno tem sido um grande sucesso, e que não vê motivos para interromper sua produção.

Cadernos com foto de Stalin na capa irritam reacionários na Rússia

Glauber Ataide

Outros Artigos

5 COMENTÁRIOS

  1. Esconder Stalin ,significa admitir que o regime comunista esta sujeito a produzir lideres assassinos.
    Não vejo porque nos envergonharmos de Stalin ou de cuba,ou da coreia do norte até mesmo da china. devemos sim,rebater as mentiras da direita que usam cuba, Stalin na contra propaganda.

  2. Nossa!! que bando de ingratoo,se hoje a Russia e a  grand Russia,possuinu varias ogivas nucleares,sendo temido e… graças a ele,que um dia expulsou aqles nazista careca,se num e ele ahhahahaha,axo q tariamos agora paganu pal po hitler com culto a ele.

  3.  Mas a Rússia hoje é totalmente Capitalista/Fascista. Vê-se também pelas últimas eleições aldrabadas de Putin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes