UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Partido de Angela Merkel sofre 12ª derrota consecutiva

Partido de Merkel sofre 12ª derrota consecutivaA direita alemã de Angela Merkel sofreu a 12º derrota regional consecutiva ao perder as eleições para o Parlamento da Baixa Saxônia para a coligação entre social democratas (SPD) e Verdes por 0,4 pontos percentuais.

A chanceler qualificou a derrota como “dolorosa” acrescentando que, no entanto, “já sofremos derrotas piores”.

O dirigente do SPD, Sigmar Gabriel, considera que o resultado demonstra que “a eleição federal (de setembro próximo) está em aberto, vamos lutar e vamos repetir em todo o país o que aconteceu aqui na Baixa Saxônia”.

Stephen Weil, candidato da oposição SPD/Verdes venceu por 46,3 por cento, contra 45,9 por cento da CDU de Merkel, juntamente com os liberais. Estes foram a surpresa das eleições, conquistando 9,9 por cento, quase o dobro das previsões das sondagens, disfarçando a queda de seis pontos da CDU, que somou 36 por cento.

A Baixa Saxônia é o quarto mais importante Estado federal. Com estes resultados a coligação Social Democrata e Verde dispõe agora de uma forte maioria na câmara alta do Parlamento (Bundesrat), o que lhe permite um apreciável controlo sobre o processo legislativo.

O Die Linke (A Esquerda) não atingiu os cinco por cento, limiar para obter representação parlamentar.

Apesar da 12ª derrota consecutiva no plano regional, a chanceler Merkel continua com elevados índices de popularidade na perspetiva das eleições gerais de setembro, que serão antecedidas em duas semanas pelas regionais da Baviera.

Fonte: BE Internacional

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes