UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Giap acabou com mito da invencibilidade dos Estados Unidos

O general Vo Nguyen Giap nasceu em 25 de agosto de 1911, em Annan, protetorado da Indochina francesa. No colégio de Hue, a leitura do Processo da Colonização Francesa, de Ho Chi Mihn, transtorna-o. Em 1934, forma-se em professor e ingressa no Partido Comunista, clandestino. A partir de então sua vida é dedicada a libertar sue povo e vive três décadas de intensos combates pela independência, em setembro de 1945; contra o ocupação francesa da Indochina, até 1954 e contra os invasores norte-americanos, expulsos em 1975.

Junto com Ho Chi Minh formulou o conceito de “guerra popular prolongada”: um exército de camponeses firmemente apoiado na população. Para Giap, a guerra revolucionária comportava três fases: a defesa estratégica, a guerrilha e a contra-ofensiva.

Segundo um de seus biógrafos, Cecil B. Currey, Giap foi “talvez o único gênio militar do século 20 e um dos maiores de todos os tempos” – porque “desencadeou uma batalha contra seus inimigos a partir de uma situação de grande fraqueza, começando quase sem tropas, porém capaz de vencer sucessivamente os vestígios do império japonês, os exércitos da França (à época segundo império colonial) e os Estados Unidos, duas das grandes potências capitalistas. Veja documentário do cineasta Silvio Tendler sobre Giap.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes