UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Conheça a minoria que manda e desmanda no Brasil

Sem títuloQuando falamos em Capital, da maneira como Karl Marx definiu este conceito, estamos falando não de um objeto ou de uma coisa. Estamos falando de um processo, de uma determinada quantidade de trabalho acumulado (ou morto, como disse Marx) que se reproduz quando é colocado a serviço do atual processo de produção, seja da produção concreta de mercadorias, seja da produção de capital fictício no mercado financeiro, através de juros, royalties, bônus, etc.

Mas os capitalistas, os burgueses donos do capital, não são alguma coisa subjetiva. A burguesia é uma classe social concreta, ou seja, um conjunto de seres humanos, com nome, sobrenome, CPF e RG que podem e devem ser identificados no interior da sociedade. São os inimigos da classe trabalhadora na luta de classes pela emancipação do capital.

Alguns desses membros da classe burguesa são vaidosos e adoram aparecer na televisão, nas capas das revistas, na ilha de caras, ostentando sua riqueza conseguida à custa da exploração do trabalho alheio. Mas outros são soturnos, ficam na sombra exercendo seu poder, assinando demissões, cortando direitos, comprando e vendendo políticos, ninguém sabe quem são.

Uma importante pesquisa do portal Repórter Brasil, no entanto, resolveu desvendar quem é esse punhado de capitalistas que manda e desmanda no Brasil. A pesquisa comprovou que as principais empresas brasileiras estão conectadas em uma rede de poder que tem seus tentáculos no interior dos governos. É possível conhecer, através da pesquisa, quais são os conselhos diretores de todas as principais empresas e a relação entre estas através do compartilhamento do seu capital acionário.

Acesse a pesquisa aqui e descubra quem faz parte da classe capitalista no Brasil.

Jorge Batista, São Paulo

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes