UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

“Estudar e lutar, lutar e estudar!”

Nos dias 14 a 18 de dezembro de 2015 e 18 a 22 de janeiro de 2016, a União da Juventude Rebelião – UJR realizou a segunda edição dos cursos de formação sudeste e nordeste, respectivamente. A realização desses cursos parte do objetivo de formar cada vez mais as lideranças juvenis na base do marxismo leninismo, aumentar em grandes proporções a formação ideológica da juventude.

Os cursos foram ministrados em dois módulos: Módulo I estudou o livro “A História do Partido Comunista (Bolchevique) da URSS” com o intuito de fazer com que os participantes dominassem mais a experiência da Revolução Russa, a implantação de um governo proletário e retirassem dele exemplos da atuação no movimento de massas e político para a construção de uma sociedade nova.  Desde a primeira edição já participaram cerca de 130 pessoas desse módulo.

No módulo II, dois livros foram lidos e estudados: “Fundamentos do Leninismo (J. Stálin)” e “Salário, preço e lucro (K. Marx)”, que fez seus participantes refletirem sobre a necessidade de saber como o sistema capitalista funciona (suas regras, conceitos, princípios) através do segundo livro, para saber onde golpear o capitalismo no seu elo mais fraco, como é enfatizado no livro “Fundamentos do leninismo”. Desse módulo já participaram mais de 60 jovens.

Em todos os módulos, nas duas regiões, o que se verificou nos participantes foi uma vontade de saber cada vez mais sobre a nossa teoria. Demonstravam desejo em ler, tirar dúvidas, fazer suas colocações, provando mais uma vez a necessidade de romper com o antigo divórcio entre a teoria e a prática. Os que fizeram o curso saem dele mais confiantes e mais munidos das armas ideológicas necessárias para os combates cotidianos.

Extrai-se dos livros estudados até agora pela UJR nos cursos regionais que:

1 – “O Partido Bolchevique não teria podido triunfar em outubro de 1917, se seus quadros de vanguarda não tivessem possuído a teoria do marxismo, se não tivessem sabido ver nesta teoria um guia para ação, se não tivessem sabido impulsionar a teoria marxista, enriquecendo-a com a nova experiência da luta de classes do Proletariado.”  (História do Partido Comunista (bolchevique) da URSS).

2 – “O método de Lênin não se limita a restaurar, mas concretiza, além disso, e continua a desenvolver a teoria e o método crítico e revolucionário de Marx, a sua dialética materialista.” (Fundamentos do Leninismo).

3 – “Não se deve esquecer de que a luta (por melhores salários, por moradia, por educação, etc), são lutas contra os efeitos e não contra a causa desses efeitos… são guerrilhas apenas… É preciso a abolição do sistema de trabalho assalariado. ”  (Salário, preço e lucro).

Por isso, as palavras de Ché Guevara: “Lutar e estudar, estudar e lutar”, devem sempre estar em nossas mentes e em nossas ações, tanto é que mais cursos virão e deverão ser realizados para aprofundar os que já iniciaram a escola de formação da UJR e para os que ainda não participaram de nenhum módulo.  Façamos, portanto, das palavras de Manoel Lisboa uma verdade prática: “Eu me declaro marxista-leninista”!

Samara Martins, Natal

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes