UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Estudantes promovem protesto contra estupros na UFRRJ

No último dia 15 de maio, estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizaram um ato denunciando a violência e os inúmeros estupros cometidos esse ano no campus. O ato contou com a presença de dezenas de estudantes, que marcharam desde a Praça da Alegria até o prédio principal da universidade.

No caminho, a guarda foi confrontada e a antiga BR-SP foi fechada pelos alunos, que queimaram pneus. A manifestação seguiu até o P1 (prédio principal da UFRRJ) para uma reunião com o reitor. Nela, ficou combinada a formação de uma comissão com a participação de cinco alunas para discutir as exigências do movimento.

Ao longo do protesto a memória da estudante Isadora foi lembrada, bem como a das outras vítimas que são vistas como “casos isolados” pela Universidade e pela Prefeitura de Seropédica. Cartazes expunham os nomes dos estudantes acusados de estupro e que continuaram e continuam estudando na UFRRJ, e até mesmo morando no alojamento masculino – onde há denúncias de que vários estupros são cometidos.

Eram nítidos no olhar de todas o medo, a tristeza e a resistência, enquanto gritavam, lutando, por justiça. “Se os estupros não pararem vamos queimar a universidade. E se não pararem vamos queimar essa cidade. E se não pararam vamos queimar o país inteiro. Nenhuma a menos! Isadora presente, presente, presente!”, diziam as manifestantes.

Esperamos que o novo reitor cumpra com suas promessas e nossas exigências sejam postas em prática logo! Basta de violência contra as mulheres!

Andrezza Henriques, estudante de Arquitetura da Rural e militante do Movimento Olga Benario

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes