UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

UMES-Juazeiro realiza congresso da entidade

No último dia 25 de maio, os estudantes organizados pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Juazeiro-BA realizaram o maior congresso estudantil da história. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA) – Campus Juazeiro, reunindo mais de 300 estudantes, de diversas escolas.

Segundo Lorena Manuela, estudante eleita para o cargo de presidente da UMES para a gestão 2017/2019, “a marca dessa nova gestão será a luta pela melhoria da estrutura das escolas e a construção de novos grêmios”. Esse será o desafio da entidade para conseguir qualidade na educação do município, que não tem climatização das salas-de-aula, não tem quadra, falta bibliotecas, laboratórios de informática, segurança, merenda, bebedor, etc. E para piorar não existe manutenção e cuidado da estrutura atual em várias unidades escolares, chegando ao ponto de o teto cair e o ventilador explodir dentro de uma sala-de-aula.

A mesa de abertura do congresso contou com a presença de várias lideranças estudantis, professores, organizações sociais, a exemplo do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro, A Unidade Popular(UP), o Sindicato dos Professores da UNIVASF e a União da Juventude Rebelião(UJR). Todos os discursos de abertura denunciaram os retrocessos do Governo Temer e a falta de estruturas nas escolas de Juazeiro/BA. Após a saudações, os estudantes se dirigiram aos grupos de debates, para discutir o combate ao preconceito nas escolas, o movimento estudantil, a cultura, etc.

Ao final houve recital de poesia e apresentação do grupo local P1 Rappers, que em sua poesia disse que a juventude deve ser um agente de mudança. Na oportunidade foi divulgado seu trabalho, que segue a abordar temas relacionados as questões sociais, que inclui a rotina da rua através de histórias da vida real, com letras que tratam do cotidiano político e social da região do vale do São Francisco.

Evandro José e Bruno de Melo, Juazeiro-BA.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes