UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Fenet realiza encontro nacional do ensino técnico

Entre os dias 15 e 18 de novembro, aconteceu no CEFET-MG, em Belo Horizonte, o 5º Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (Enet). Promovido pela Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), o evento reuniu mais de mil delegados de todo o país, representando ao todo 140 escolas e 110 grêmios.

“Sem dúvida, esse foi o Enet mais representativo da nossa história”, destacou Junior Palheta, coordenador geral da Fenet. “Reunimos aqui estudantes de todas as regiões e das principais escolas técnicas do Brasil, mostrando a força e a amplitude do trabalho de base que temos feito nos últimos anos”, afirmou.

Durante os quatro dias de evento, foram realizados dezenas de debates sobre temas como a conjuntura do país, a luta por memória, verdade e justiça, contra o fascismo, o machismo, o racismo, a LGBTfobia, em defesa da assistência estudantil, entre outros, além de painéis e atividades culturais.

Entre os debates realizados, destaque para a mesa cujo tema foi “Juventude na luta contra o fascismo e por uma escola democrática” e que contou com a importante participação do companheiro Esteban Crescente, da Unidade Popular pelo Socialismo (UP). Outro debate que mobilizou a atenção dos presentes ao Enet foi sobre o “Financiamento da educação”, com a companheira Maria Lucia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida Pública.

“Reunir tanta gente assim logo depois de um processo eleitoral que terminou com a vitória do candidato que representa o que há de mais atrasado no país é muito importante para renovar as esperanças de que com luta e mobilização vamos derrotá-lo”, disse Bia Martins, diretora da Fenet.

Nova coordenação eleita

O Enet terminou com uma grande plenária final, onde foi eleita por unanimidade a nova coordenação da Fenet, composta por 37 estudantes, que assumirão a responsabilidade de organizar e dirigir as lutas dos estudantes em ensino técnico nos próximos dois anos, a começar pela jornada nacional de mobilização em defesa dos Institutos Federais e por uma Educação pública, gratuita e de qualidade.

Caio Sad, coordenador-geral da FENET eleito e militante da UJR

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes