Com o auditório lotado, o evento contou com grande participação dos estudantes e movimentos sociais que reafirmam o papel singular de Stálin na construção do socialismo.
João Coelho
Foto: Jorge Ferreira/Jornal A Verdade
SÃO PAULO – Na noite de hoje os militantes da União da Juventude Rebelião e da União da Reconstrução Comunista organizaram um debate sobre o aniversario de 140 anos do nascimento de Josef Stálin e seu papel na Revolução Russa e na construção do Socialismo na União Soviética. O evento encheu um dos auditórios da USP de estudantes, professores e trabalhadores da região, que debateram com muita animação e combatividade a necessidade de relembrar a experiência de luta dos povos soviéticos.
O debate se concentrou não apenas na experiência soviética, mas também na atualidade do marxismo, na necessidade da organização da classe trabalhadora e do povo pobre, da luta pela revolução e da construção de grandes levantes populares contra o fascismo e o imperialismo, como temos visto por toda a America Latina. Queops Damasceno, que representou o Partido Comunista Revolucionário, apontou: “O marxismo é a teoria da classe trabalhadora, a mesma classe trabalhadora que financiou através de seu trabalho, nos países colonizados, o desenvolvimento do capitalismo nos países hoje imperialistas. Portanto, o marxismo é dos povos latino americanos, dos povos africanos, de todos os povos do mundo que hoje lutam pela sua libertação.”
Os participantes saíram com a certeza de que é necessário fortalecer as lutas, encarar o fascismo e derrubar o Governo Bolsonaro. Para isso é central manter viva a lembrança dos nossos heróis e de suas vitorias, da luta pelo poder popular e do socialismo.
Fotos: Jorge Ferreira/Jornal A Verdade
Parabéns aos camaradas pelo evento!