UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Prefeito Crivella dá calote em servidores do Rio de Janeiro

Prefeito do Rio de Janeiro decretou na última segunda-feira (16/12) a suspensão de todos os pagamentos da administração municipal, dando verdadeiro calote em fornecedores, terceirizados e servidores públicos.

Por Trabalhadores pelo SUS


Foto: Reprodução

O prefeito do Rio de Janeiro, o bispo Marcelo Crivella, mandou suspender ontem (17/12) todos os pagamentos e movimentações financeiras de responsabilidade do município, dando um calote em todos os fornecedores, prestadores de serviços e servidores municipais, que não sabem mais quando receberão o pagamento da segunda parcela do 13º salário.

A decisão suspende o caixa do Tesouro Municipal em caráter provisório. Assim, o prefeito do Rio de Janeiro assume que o município sai da condição de calamidade pública e entra no gravíssimo estado de falência.

Enquanto o secretário municipal do Tesouro diz “que o objetivo é arrumar as contas”, é impossível não relacionar tal decisão com a situação de colapso no atendimento à saúde da população – devido à já denunciada falta de medicamentos, insumos, fechamento de hospitais e unidades de saúde e à paralisação das atividades por boa parte dos profissionais de saúde terceirizados que estavam sem salário há quase três meses.

Além disso, a medida foi tomada uma semana após decisão judicial de arresto de mais de 300 milhões de reais das contas da Prefeitura para regularizar o salário atrasado de 22 mil profissionais terceirizados da Saúde sem condições dignas de prover seu sustento e de suas famílias, bem como, de manter suas moradias, de pagar suas contas em dia e de garantir meios de locomoção.

Cadê o dinheiro da Prefeitura?

Entretanto, quando a Justiça teve acesso ao saldo das contas da gestão Crivella constatou que o dinheiro da Prefeitura praticamente sumiu, restando apenas R$ 131 milhões de saldo, o que é insuficiente para pagar as despesas correntes.

“Queremos que seja feito um balanço de forma transparente e que venha a público todas as informações de onde e como foram aplicados os recursos públicos municipais”, defendeu Nayá Puertas, diretora do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro. “Para a população mais pobre e que mais precisa dos serviços de saúde públicos funcionando adequadamente esse é mais um golpe mortal daquele que se comprometeu em sua campanha eleitoral a ‘cuidar da gente’”, completou.

Infelizmente, a população carioca é quem “paga o pato” do calote de Crivella, um prefeito fraco, incompetente e irresponsável.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes