UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeitura de Porto Alegre quer acabar com cobradores de ônibus

Profissionais são fundamentais para a segurança e eficiência no transporte público

Lucas Neuman
UJR – RS


Foto: CTBRS

PORTO ALEGRE – A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, sob o comando de Nelson Marchezan Jr. (PSDB), enviou o Projeto de Lei do Executivo 015/19 à Câmara de Vereadores, que visa extinguir a profissão dos cobradores de ônibus a partir do início do ano que vem. Segundo o prefeito, a aprovação desse projeto impactará diretamente no valor da tarifa cobrada nos ônibus, hoje R$ 4,70 passaria para R$ 4,65, garantiria uma redução de míseros 5 centavos!

O Prefeito, um playboy que nunca pegou um ônibus na vida, segue sua agenda de ataques ao serviço público. Ao encaminhar esse projeto Marchezan debocha do povo porto alegrense que depende diretamente do transporte público para sobreviver.  A aprovação dessa medida significará a demissão de milhares de trabalhadores, cuja importância é fundamental para o bom funcionamento dos ônibus, pois auxiliam na viagem dos passageiros, tirando dúvidas e se comunicando, sem falar do apoio que eles dão na entrada e saída de cadeirantes. Além disso, a medida pretende extinguir os pagamentos feitos em dinheiro, atacando diretamente a população mais pobre que não tem acesso à internet e depende do dinheiro físico para se locomover. 

Ao mesmo tempo em que dizia que precisa economizar cortando os cobradores, a base aliada do Prefeito Playboy tentava passar na Câmara projeto que aumentaria o salário de Prefeito, Vice, Secretário e dos Vereadores, mostrando claramente o caráter anti-povo do Governo Marchezan, o problema não é falta de recursos, mas para quem eles estão sendo destinados, é retirar do pobre trabalhador pra entregar nas mãos de quem já é muito rico.

Isso sem falar na ligação das últimas gestões da Prefeitura com os Barões do Transporte Público, que transformaram Porto Alegre na Capital com a tarifa de ônibus mais cara do país, tendo seu valor se elevado nos últimos 20 anos em mais de 1000%, ao passo em que a inflação do mesmo período beirou os 500%, segundo apontam estudos do grupo Economia Pró-Gente.

Grupos de cobradores têm se organizado e feito diversos protestos pela cidade nos últimos dias, mas ainda têm tido pouco impacto no dia-a-dia da cidade. Só através da ampliação dessa luta rumo a uma grande greve da categoria será possível derrotar Marchezan e seus aliados! Só o povo organizado pode conquistar direitos, rumo ao Passe Livre!

Fontes:
www.sul21.com.br/cidades/2019/11/porto-alegre-perde-cerca-de-500-mil-usuarios-pagantes-de-onibus-em-2019/amp/

https://www.correiodopovo.com.br/amp/cmlink/presidente-da-c%C3%A2mara-retira-da-pauta-projetos-de-aumento-para-vereadores-e-prefeito-1.387755?__twitter_impression=true

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes