UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

29º e 30º dias: programa de formação para a quarentena

Nelson Mandela

Redação Piauí
Jornal A Verdade

Devido à atual situação em que o mundo se encontra, em meio à pandemia do Covid-19, em que a disseminação de fake news, a falta de informação tem afetado diretamente a todos, com impacto acentuado em pessoas que sofrem com crises de ansiedade e/ou de pânico. O isolamento social, que é necessário agora, acaba por piorar ainda mais esse quadro de desinformação e medo.

Pensando nisso e na necessidade de compreensão de quais fatores levaram a esse contexto social , o jornal A Verdade está fazendo uma programação com indicações de textos e filmes para ajudar na formação política de seus leitores no período da quarentena.

LEIA MAIS: Programa de formação política para a quarentena

Divulgaremos essa programação a cada dois dias aqui em nosso site. Confira a indicação para as próximas 48 horas.


 

29º DIA:

FILME

Mandela: luta pela liberdade

África do Sul, Apartheid, 1960. O agente penitenciário James Gregory (Joseph Fiennes) é promovido para uma prisão de segurança máxima em uma ilha próxima à Cidade do Cabo. Por ter crescido perto de uma comunidade negra, ele é um dos poucos brancos que sabe fluentemente o dialeto Xhosa (é uma língua bantu nguni, um dos idiomas oficiais da África do Sul), por isso consegue uma vaga como chefe do setor de censura no prédio onde está preso o “perigoso terrorista” Nelson Mandela (Dennis Haysbert).

Acostumado com o discurso de que os negros querem matar todos os brancos para tomar a África para si, Gregory e sua família não se incomodam com a violência com que os negros são tratados, assim como pensa toda a população branca. Porém, com a convivência com Mandela, o agente passa a ver que nem tudo é como as autoridades lhe contam. À medida que o líder negro conta para ele suas convicções e os ideais pelos quais seu povo luta, o carcereiro vai notando que talvez ele esteja do lado errado, o lado dos verdadeiros terroristas.

O respeito pela figura de Nelson Mandela se torna maior, assim como a consciência que suas atitudes em prol do governo parecem resultar em tragédias das quais ele se sente culpado. Pressionado para ficar, já que é o único a entender o dialeto dos negros, Gregory precisa tomar decisões que influenciarão no futuro do país. Baseado na biografia do carcereiro que acompanhou a prisão de Nelson Mandela por uma grande parte dos 27 anos em que ficou preso.

1h 58min / Drama, Histórico

Direção: Bille August

LINK DO FILME NO YOUTUBE:

TRAILER:

https://www.youtube.com/watch?v=iBXFkduVARc

 

FILME:

https://www.youtube.com/watch?v=c7FUO1YTvD4

 

TEXTO

 

O Desenvolvimento Econômico da Sociedade

Luis Segal

O jornal A Verdade está digitando a obra marxista Noções Fundamentais de Economia Política de Luis Segal, catedrático de Economia Política e Sociologia no Instituto M.E.L.S. de Moscou, onde publicaremos a obra inteira dividida por  capítulos em cada dia. Neste dia será o primeiro capítulo – O Desenvolvimento Econômico da Sociedade, onde faz uma análise sobre o desenvolvimento da economia, das suas forças produtivas e de uma forma didática os conceitos fundamentais marxista da economia política.

Uma obra importante para quem deseja compreender sobre a concepção marxista na economia.

O Desenvolvimento Econômico da Sociedade – formatado


 

30º DIA:

FILME

Hércules 56

O embaixador do país mais poderoso do mundo caiu nas mãos de jovens estudantes que lutavam contra a ditadura militar no Brasil. Era o dia 4 de setembro de 1969. Pela primeira vez, um diplomata virava refém da resistência.

Hercules 56, é um documentário construído através de imagens de jornal e relatos de ex-militantes dos movimentos sociais, remontam o sequestro comandado pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) e da Ação Libertadora Nacional (ALN). Em troca, os militantes conquistam a libertação de 15 presos políticos. Mostra também a força dos movimentos de resistência armada e os relatos das poderosas ações pelo fim da ditadura e volta da democracia no Brasil. A Ditadura é obrigada a atender as exigências, pela pressão política nacional e internacional, e os presos políticos foram enviados para o México a bordo do avião da FAB Hércules 56.

1h 34min / Documentário

Direção: Silvio Da-Rin

 

LINK NO YOUTUBE:

TRAILER:
https://www.youtube.com/watch?v=Plz0myNOpcU

FILMES:

https://www.youtube.com/watch?v=Eo4DmmQKjRk

 

TEXTO


Sobre as greves

Lenin

Sobre as Greves é um texto de Vladimir Lênin, de 1899, publicado a primeira vez em 1924. O texto apresenta o significado das greves no movimento operário em geral, a importância das greves para a classe operária, demonstrando o antagonismo de classes, entre os operários e patrões, estes que querem apenas o lucro sem se importar com o bem estar dos operários. No capitalismo os operários trabalham bem mais e seus salários não correspondem ao tempo de trabalho, “vendo que cada um deles por si só é absolutamente impotente … os operários começam a erguer-se, juntos, contra seus patrões” afirma Lenin e estas “greves, por emanarem da própria natureza da sociedade capitalista, significam o começo da luta da classe operária contra esta estrutura da sociedade”.

A greve da as condições de um desenvolvimento da consciência, pois “A greve ensina os operários a compreenderem onde repousa a força dos patrões e onde a dos operários”

Lênin traz um apanhado de como começou as greves na Rússia durante o regime tzarista, onde os funcionários e patrões fazia de tudo para abafar as greves antes mesmo de começar. Traz também a importância da organização dos operários para que consigam contagiar a todos com essa luta, é assim, possam ter condições melhores de trabalho.

SOBRE AS GREVES – Lenin Formatado

 

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes