UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Para entender e enfrentar o fascismo no Brasil

Da Redação

TEORIA MARXISTA – O que é o fascismo no Brasil e como derrotá-lo é o mais novo título das Edições Manoel Lisboa, livro organizado pelo filósofo e historiador Magno Francisco e pelo cientista político Wanderson Pinheiro, ambos da Direção Nacional da Unidade Popular (UP). O livro vem em boa hora, pois, com o crescimento das mobilizações antifascistas no Brasil, um número cada vez maior de pessoas procura entender o que o que é o fascismo, as particularidades da sua manifestação no Brasil e como enfrentá-lo.

Ao longo da obra são identificadas a formação histórica do fascismo, como ele se constrói no Brasil ao longo do século XX até os dias atuais, a sua relação com a crise econômica e com o capital financeiro, as disputas entre as potências imperialistas, as manipulações ideológicas a partir de determinadas leituras da religião, da família e do nacionalismo, o papel da classe trabalhadora, das mulheres e da juventude, assim como são tratados os limites do liberalismo e os erros da esquerda no seu enfrentamento.

O leitor terá a oportunidade de encontrar um arsenal teórico marxista para qualificar a intervenção política, auxiliar na leitura da realidade social, sendo propositivo nas ideias de combate ao fascismo no Brasil. São textos escritos por revolucionários, comprometidos com a causa do socialismo e a libertação da humanidade.

A obra está dividida em duas partes: textos do calor do momento, artigos produzidos durante o governo do fascista Bolsonaro, e textos clássicos, escritos pelos principais combatentes da causa antifascista no século XX.

OBS: A venda do livro está temporariamente suspensa devido a problemas no formato do arquivo que estava disponível para venda.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes