UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

DCE UFRJ homenageia estudantes assassinados pela Ditadura Militar

Leia também

Placa em homenagem a estudantes mortos foi posta em cima da placa que homenageava o o presidente assassino e fascita Emílio Garrastazu Médici (1969-1974). Foto: DCE UFRJ

Por Antonia Velloso, DCE UFRJ

RIO DE JANEIRO – Na manhã de hoje (1), que marca os 57 anos do Golpe Militar no Brasil, o DCE Mário Prata da UFRJ, juntamente com a militância da UJR e do Movimento Correnteza, organizaram uma homenagem àqueles que tombaram na ditadura em defesa do Brasil e da democracia.

Na frente de um dos maiores centros da UFRJ, o Centro de Tecnologia, havia uma placa com o nome do general ditador fascista Emílio Garrastazu Médici (1969-1974). No seu lugar, foi colocado uma placa com o nome de 27 membros da comunidade acadêmica que foram brutalmente assassinados durante a ditadura militar.

“O ato colocou o ditador no lugar onde sempre teve que estar: na lata do lixo da história”, afirmou Júlia Vilhena, diretora do DCE e conselheira universitária. Os estudantes buscaram com a manifestação reforçar o papel que tiveram cada um dos heróis e heroínas brasileiros que deram suas vidas em defesa da Universidade pública, da liberdade e do avanço do Brasil e do mundo até o fim da exploração do homem pelo homem e a construção do socialismo.

A Ditadura Militar Fascista (1964-1985) foi um momento tenebroso que ainda tem suas marcas em nossa sociedade. São diversas ruas, placas e monumentos que fazem referência a esse período e é fundamental renomear tais lugares com nomes dos combatentes que lutaram e lutam todos os dias por um mundo mais justo e melhor.

Ato foi organizado pelo DCE UFRJ em frente ao Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária, no Rio. Foto: DCE UFRJ

More articles

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos