UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Famílias do MLB visitam os apartamentos que conquistaram na luta da Ocupação Pedro Melo

Leia também

Matheus Araújo,
Coordenador do MLB 


“Quem luta conquista!” Famílias do MLB visitam apartamentos que conquistaram depois de muita luta. Foto: A Verdade.

RIO GRANDE DO NORTE – Na última semana as famílias da Ocupação Pedro Melo, localizada no antigo albergue da Prefeitura de Natal, na Ribeira, visitaram pela primeira vez os apartamentos que conquistaram no Village de Prata.

A Ocupação Pedro Melo nasceu no dia 23 de dezembro de 2018, quando famílias sem teto organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) ocuparam o imóvel no centro histórico de Natal que estava abandonado há 8 anos. Como tem sido costume, a Prefeitura de Natal optou por não realizar nenhum diálogo com as famílias. Pelo contrário, as 20 famílias enfrentaram 3 pedidos de reintegração de posse do município de Natal. A última tentativa de despejo foi feita durante um dos picos da pandemia no estado. 

Depois de muita pressão e da realização de manifestações que ocuparam as ruas do centro da cidade, as famílias conquistaram o direito de permanecer no prédio até a entrega dos seus apartamentos no Residencial Severino, no Village de Prata.

Nas últimas semanas as famílias realizaram um dos últimos processos antes de assinarem os contratos e receberem a chave, visitaram seus futuros apartamentos e vistoriaram os imóveis. Este foi o primeiro contato das famílias, que agora contam os dias para se mudarem, com seus novos lares conquistados através da luta.

“Quem luta, conquista!”

Coordenadora do MLB e da ocupação, além de mãe, Terciana Bezerra, se emocionou ao falar da conquista. Foto: A Verdade

Terciana Bezerra é coordenadora do MLB e da Ocupação, mãe de Gabriel, de 14 anos, e gestante de Anna Theodora. Bastante emocionada contou sobre a vistoria: 

“Depois de muita luta, eu fui conhecer meu novo lar, foi algo inesquecível, foi muito emocionante pra mim, é o resultado de muita luta nossa, é nossa conquista!”

Militante do MLB e mãe de duas crianças, Daiana Macedo falou sobre a emoção de ter as chaves de sua moradia em mãos. Foto: A Verdade.

A companheira Daiana Macedo, que mora com seus dois filhos e seu marido em um espaço de 12 m², depois de mostrar o espaço que mora na ocupação, contou sobre sua ida no Village de Prata:

Depois de muita luta, eu fiz a vistoria do meu apartamento, me emocionei desde do momento que subi no ônibus, foi muita luta pra chegar até ali, matando um leão por dia, mas minha vitória chegou! Fiquei muito emocionada, porque era um sonho, na verdade eu acho que é o sonho de toda mulher. Você acha que esse dia nunca vai chegar, mas depreende você está ali com a chaves nas suas mãos”  

Última entrega de imóveis no Village de Prata

Além das famílias da Ocupação Pedro Melo, através da luta o MLB já conquistou moradia para as quase 400 famílias. As famílias dos assentamentos 8 de Março (Planalto) e Padre Sabino (Rocas) também conquistaram unidade no Village de Prata.

Depois de quase 3 anos lutando, as famílias da Ocupação Pedro Melo estão mais perto do que nunca de realizar o sonho de ter um teto para morar, direito que deveria ser garantido para todos e todas. Lembremos que só em Natal são mais de 60 mil famílias sem teto.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos