UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

A esquerda precisa conversar sobre Segurança Pública

DESMILITARIZAÇÃO. Esquerda precisa encarar o debate sobre Segurança Pública (Foto: Reprodução)

Parte do crescimento do fascismo se explica por eles terem explorado ao máximo a falência da Segurança Pública e a completa falta de segurança que a classe trabalhadora vivencia em todos os locais. A esquerda não pode mais deixar esse debate de lado.

Raphael Faé e Vinícius Sousa*
Espírito Santo


OPINIÃO – Um dos temas mais controvertidos e difíceis de ser abordado pela esquerda é a Segurança Pública. E é compreensível. Afinal, sempre que um grupo social exige seus direitos, lá vem a polícia para agredir e dispersar quem apenas clama por uma existência digna e cobra dos poderes instituídos o acesso a direitos, alguns básicos, como moradia, educação e saúde.

Além disso, a Segurança Pública é pensada essencialmente como controle social. Isso porque o capitalismo tem inúmeras contradições, que se mostram em vários aspectos da realidade social. A polícia, então, tem o papel de conter ou minimizar os estragos causados por tais contradições ao recolher os “indesejados” ou quem “enfrenta” essa ordem social.

Agora, subindo mais um degrau em nossa reflexão, a Segurança Pública, como a entendemos, surge com o capitalismo para garantir a reprodução do modo de produção capitalista e proteger a propriedade privada e a apropriação da riqueza. Antigamente, não existia polícia, exércitos permanentes, etc. O senhor feudal garantia suas posses pela força direta, com sua própria milícia. Hoje, o capitalista dispõe de todo um aparato estatal para garantir suas posses. Quando o MLB ocupa um imóvel abandonado, o proprietário não contrata um grupo de mercenários para expulsar as famílias de lá; quem faz isso é o Estado, por meio do Judiciário, que dá ao proprietário uma ordem de despejo, que é cumprida pela polícia. Logo, dizer simplesmente “tem que acabar com a polícia” não resolve muita coisa, já que é uma questão estrutural do capitalismo.

Polícia foi criada para proteger a propriedade capitalista (Foto: Arquivo)

Um novo modelo de Segurança Pública

Vamos subir mais um degrau? Se a Segurança Pública é fruto do capitalismo, praticamente tudo o que compõe nossa realidade também o é. A área da saúde, por exemplo. Primeiro, o hospital reproduz a estratificação de classes da sociedade: pessoas brancas e de classe abastada são médicos; pessoas negras e pardas, de classe média, são enfermeiros; e negros e pobres compõem a equipe de serviços gerais. Segundo, os planos de saúde financiam políticas de saúde que compram vagas em hospitais privados no lugar de construir hospitais públicos. Terceiro, o acesso à saúde mostra essas contradições de modo claro, com o povo sofrendo para ter um atendimento, muitas vezes, incompleto e desumanizado. Quarto, a própria concepção de saúde, de tratamento médico, de medicamentos, etc., é orientada pela lógica da mercadoria do capitalismo. Mesmo com tais problemas, ninguém diz que tem que acabar com médicos ou hospitais, mas reformular o modelo de saúde pública.

O mesmo com a educação. No capitalismo, ela é moldada para servir ao capital. O modelo de escola que temos é uma soma da disciplina militar do século 19 e da produção em série do fordismo. E o ensino é concebido para formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, não formar sábios ou revolucionários. Apesar disso, ninguém diz para acabar com professores e escolas, pois há avanços, mesmo com todos esses problemas, e o desafio é insistir numa educação emancipadora. O capitalismo, portanto, estrutura toda a sociedade para reproduzir material e ideologicamente a sua lógica de funcionamento.

Ao falar de Saúde e Educação, lembramos de Cuba como modelo para os socialistas. Mas, pouco se fala da experiência cubana na área da Segurança Pública, que também é um importante fator material de organização socialista daquele povo. Desse modo, parece-nos que é tempo de a esquerda brasileira discutir Segurança Pública, mas com ciência, objetividade e, principalmente, numa perspectiva revolucionária, sem moralismo.

Parte do crescimento do fascismo se explica por eles terem explorado ao máximo a falência da Segurança Pública e a completa falta de segurança que a classe trabalhadora vivencia em todos os locais. Mesmo com propostas absurdas, falsas e ineficazes, seduziu parcelas importantes da sociedade, inclusive as mais pobres.

Portanto, a esquerda não pode mais deixar esse debate de lado, pois não há vácuo de poder. Há temas importantes sendo discutidos, que podem trazer avanços, como a desmilitarização da PM, o ciclo completo de polícia, a carreira única, etc., e isso tem sido feito, pasmem, pela direita e extrema-direita (ao modo reacionário deles).

Logo, a esquerda precisa estar à frente nesse debate e fazê-lo avançar com o humanismo que a caracteriza, e isso passa por aproveitar experiências de movimentos sociais, como o Policiais Antifascismo, criar espaços de debates, criar formas de controle popular sobre a atividade policial, reformular a lógica da segurança pública da repressão para a defesa social, propor a formação prático-ideológica humanizada dos operadores de segurança pública, fora da ideia de “guerra” e “inimigo”, conectar Segurança Pública à educação e à assistência social, criar instrumentos legais que combatam o poder político e econômico de organizações criminosas, reformar e democratizar o Judiciário e o Ministério Público, reformar os Códigos Penal e de Processo Penal para que a justiça penal atinja as classes dominantes, acabar com as castas de Delegado e de Oficiais, dentre outras. Novamente, tudo isso dentro de uma lógica revolucionária e popular, ao mesmo tempo transformadora e realista.

Raphael Faé é policial rodoviário federal e Vinícius Sousa é capitão da Polícia Militar do Espírito Santos, ambas fazem parte do movimento Policiais Antifascismo

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes