UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Pacote do Veneno é mais um ataque ao povo e ao meio ambiente

Projeto de Lei proposto pela base do governo quer facilitar ainda mais o uso de agrotóxicos. Foto: Reprodução

Gustavo Roth


SÃO PAULO – Desde o começo do governo genocida de Bolsonaro, mais de 2.000 agrotóxicos foram liberados para uso nas plantações, agrotóxicos esses que envenenam os trabalhadores do campo,e a população que consome esses alimentos, que além de se deparar com a realidade do aumento absurdo no custo de vida, tem que enfrentar os  riscos de câncer, problemas respiratórios ,má formação do feto e doenças do fígado provenientes de agrotóxicos que envenenam nossa comida. Não só os incontáveis riscos para saúde,  os agrotóxicos causam um prejuízo enorme ao meio ambiente, contaminando o solo, os animais e os rios.

Projeto de Lei (PL) 6.299/2002

O Projeto de Lei (PL) 6.299/2002, apelidado de pacote do veneno, aprovado dia 9 de fevereiro de 2022 pela câmara dos deputados mesmo com forte resistência das camadas populares tem como principais mudanças:

  • “Agrotóxico” passarão a se chamar “pesticida”, na tentativa de esconder os malefícios já popularmente conhecidos dessas substâncias
  •  A avaliação de novos agrotóxicos deixarão de considerar os impactos à saúde e ao meio ambiente, e ficará sujeita apenas ao Ministério da Agricultura e por consequência sujeita aos interesses da elite do agronegócio, que na prática controla a pasta.
  • Será admitida a possibilidade de registro de substâncias comprovadamente cancerígenas, e serão estabelecidos níveis aceitáveis para isto, embora não existam níveis seguros para substâncias cancerígenas.
  • Será permitida a venda de alguns agrotóxicos sem receituário agronômico, favorecendo ainda mais o uso indiscriminado.

Governo Bolsonaro inimigo do povo
A aprovação do pacote do veneno proposto pela base do governo federal, reforça o total descaso e o caráter  anti-povo de Bolsonaro, que não se preocupa com o meio ambiente ou com a segurança alimentar e a saúde da população, reafirma que seus interesses estão fortemente ligados ao agronegócio e seus investidores estrangeiro, um governo que deixa seu povo entre a espada e a cruz com a fome ou alimentos com agrotóxicos cancerígenos deve ser combatido com todas as nossas forças. nem mais um dia, nem mais um minuto! O povo brasileiro merece uma alimentação saudável e livre de venenos.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes