UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estudantes participam de seminário da APES, em Campina Grande-PB

Rayanny do Carmo, Campina Grande-PB


JUVENTUDE – No último dia 2, aconteceu o Seminário Municipal da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APES) na cidade de Campina Grande – PB. O Seminário foi resultado da articulação de estudantes de oito escolas estaduais. A atividade aconteceu na Escola Cidadã Integral Dep. Álvaro Gaudêncio de Queiroz e contou com a presença de mais de 40 estudantes. 

A discussão envolveu uma mesa de abertura, no qual foi debatido o desmonte da educação básica no estado da Paraíba e os ataques do governo de Bolsonaro ao orçamento público e seus impactos nas escolas. A atividade também contou com grupos de trabalho, onde foi discutido a importância do movimento estudantil nas escolas, o combate ao assédio sexual nas escolas e a permanência dos estudantes LGBTIA+.

O seminário teve como objetivo articular o movimento secundarista no município e organizar a luta pelo Fora Bolsonaro. Algumas das iniciativas aprovadas foi a construção de uma grande campanha de grêmios nas escolas e também a participação no ato do último dia 11 de agosto, Dia Nacional de mobilização Fora Bolsonaro e Dia dos Estudantes.

Na avaliação dos participantes, o governo fascista foi o pior governo para os estudantes, Bolsonaro desde o inicio da sua campanha teve a educação como sua principal inimiga e foi o governo que mais cortou dinheiro da educação. Hoje as escolas da Paraíba se encontram extremamente sucateadas, durante uma intervenção uma estudante da Escola Cidadã Integral Severino Cabral relatou que o bebedouro da escola tem larvas, outra estudante da Escola Cidadã Integral Raul Cordola que integrava o grêmio foi expulsa do Conselho Estudantil. 

No final do Seminário foram aprovadas algumas propostas para desenvolver atividades nas escolas dentre elas a campanha de grêmios, a construção do dia dos Estudantes e a construção de atos em cada escola para reivindicar melhores condições para os alunos permanecerem. Apontamos em nosso seminário que apenas com a organização dos estudantes seremos capazes de lutar por educação publica e de qualidade!

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes